LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple Watch Series 9: como funciona o novo recurso Double Tap? | Detetive TC

12 de setembro de 2023 4

Em seu evento Wonderlust 2023, a Apple apresentou a sua nova linha de relógios inteligentes. O Apple Watch Series 9 e o Watch Ultra 2 chegam com vários recursos em seu sistema. Um deles é o “Double Tap”.

Como será que o recurso funciona para entregar esse tipo de possibilidade? Quais utilidades ele promete ao usuário do smartwatch da gigante de Cupertino? O Detetive TudoCelular foi atrás das informações e separou os principais detalhes a você nesta coluna.

O que é o “Double Tap”?

O “Double Tap” consiste em um recurso que permite a interação com o sistema do relógio inteligente por meio de dois toques. Eles devem ser feitos com o polegar e o indicador da mesma mão cujo pulso está com o vestível.

O movimento é similar ao que já havia sido introduzido no headset de realidade virtual da empresa, o Apple Vision Pro. Quando você toca duas vezes com ambos os dedos, o sistema reconhece e realiza algum comando, a depender da tela onde você estiver.

Entre as tarefas compatíveis com a funcionalidade, é possível tirar uma foto com a câmera do celular sincronizada no wearable, atender ou cancelar uma chamada, interromper um temporizador, adiar um alarme e parar a reprodução de uma música, além de abrir o Smart Stack.

Como ele funciona?

Afinal, como é possível para um relógio identificar os dois toques dos dedos do mesmo lado onde o acessório está posicionado sem uma câmera integrada? Qual tecnologia é aplicada aqui?

A Apple utiliza uma combinação de sensores para realizar a identificação, por meio de Inteligência Artificial. Entre eles, estão o acelerômetro e o giroscópio. Estes são responsáveis por procurar por pequenas mudanças no movimento do usuário. Porém, apenas a parte cinética não chega a despertar o recurso.

O motor neural presente no smartwatch também aproveita o sensor de oxigênio no sangue como outra fonte de informações, para detectar se houve alguma alteração em tempo real do fluxo sanguíneo.

Assim, é possível combinar as duas informações em uma assinatura única, para reconhecer que o movimento veio por meio do toque duplo das pontas dos dedos. Um método não muito diferente do que outros recursos já conhecidos, como a contagem de passos ou a detecção automática de atividades físicas, como corrida e natação.

Avanços na prática

Se na parte técnica, o funcionamento se enquadra no trabalho de sensores que já conhecemos anteriormente em conjunto com um motor neural, como o “Double Tap” funcionaria na parte prática?

Um dos principais e imediatos benefícios consiste em manter a outra mão livre. Caso você esteja passeando com o seu cachorro, ou segurando alguma sacola de compras, ou com outro tipo de ocupação na sua mão livre, ter como realizar os comandos do relógio com dois toques nos dedos dará uma ampla praticidade.

Mas até onde esse recurso pode chegar? Enquanto o Apple Vision Pro aproveita as mãos como controle de toda a interface, a aplicação do “Double Tap” por meio de um relógio cria uma espécie de “botão virtual” na ponta dos seus dedos.

Seria possível no futuro integrar o ecossistema da “Maçã” de forma a usar um Apple Watch como uma espécie de mouse para um Mac? Ou controlar a reprodução de um filme ou música em reprodução no Apple TV?

Projetos antigos deram um outro caminho para o uso de um acelerômetro de relógio inteligente. Um trabalho da Universidade Carnegie Mellon, por exemplo, explorava o sensor para identificar o objeto que o usuário segurava.

Em outras palavras, as possibilidades ainda estão em aberto para um recurso como este, que poderá ser aprimorado com o tempo. No entanto, ele deverá ter seu funcionamento bem aplicado, para não cair no esquecimento ou ser descontinuado em breve, como foi o caso do Hand ID usado no LG G8s ThinQ, por exemplo.

Disponibilidade não será imediata

Apesar de o recurso ter sido anunciado com grande destaque pela Apple para os seus novos relógios inteligentes, a disponibilidade do “Double Tap” não será imediata no lançamento dos modelos de vestível.

A função apenas chegará aos recém-lançados smartwatches da gigante de Cupertino no próximo mês de outubro, por meio de uma atualização de software.

E aí, qual é a sua avaliação sobre o novo Apple Watch Series 9 e o seu recurso Double Tap? Conte para a gente no espaço destinado a comentários.


4

Comentários

Apple Watch Series 9: como funciona o novo recurso Double Tap? | Detetive TC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2