LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 15 Pro: atualização teria corrigido superaquecimento sem afetar desempenho do A17 Pro

05 de outubro de 2023 26

Em menos de duas semanas, a Apple já disponibilizou três atualizações para o iOS 17 com o objetivo de reparar bugs e falhas de segurança. O iOS 17.0.3 é a mais recente versão do sistema operacional para o iPhone, e se destaca por trazer uma correção para os problemas de superaquecimento do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.

De acordo com os relatos de vários usuários, a atualização parece realmente corrigir os problemas que faziam os celulares aqueceram exageradamente em casos específicos. Além disso, segundo testes realizados pelo 9to5Mac na quarta-feira (04), a nova versão do software parece não afetar o desempenho do hardware.

(Imagem: Apple)

Antes de instalar a atualização do iOS 17.0.3, usuários executaram testes de benchmark com iPhone 15 Pro Max, que alcançou média de 2.914 pontos em single-core e 7.199 pontos em multi-core no Geekbench 5 enquanto ainda executava o iOS 17.0.1 e iOS 17.0.2.

Logo após a atualização, a equipe rodou o mesmo teste de benchmark novamente as pontuações caíram para 2.875 e 7.006, respectivamente, mas cabe observar que esse fenômeno era esperado, uma vez que o processo de atualização de software costuma elevar a temperatura do processador significativamente.

(Imagem: Apple)

A equipe decidiu aguardar duas horas para que o celular resfriasse completamente, e então, executou o mesmo teste de benchmark mais uma vez. Os resultados foram 2.941 pontos em single-core e 7.523 pontos em multi-core.

Isso sugere que a atualização para o iOS 17.0.3 não reduz o desempenho do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, reiterando a afirmação de que o superaquecimento não estava relacionado à eficiência da plataforma, mas sim a uma falha de software.

Problema de software ou hardware?

Usuários acreditavam que o superaquecimento do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max ocorria por conta do A17 Pro, que chamou atenção por ser o primeiro chip para smartphones com litografia de 3 nanômetros. Por se tratar de uma tecnologia nova, especulava-se que uma falha de arquitetura poderia estar causando o problema.

Posteriormente, analistas da indústria de hardware sinalizaram que a Apple estaria cortando custos e, para enfatizar a leveza da construção de liga de titânio em seus modelos mais caros, teria sacrificado o sistema de dissipação de calor do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, o que ressaltaria o aquecimento do hardware.

Testes iniciais indicaram que os celulares esquentavam em cenários muito específicos. Um especialista afirma não ter encontrado qualquer problema do tipo — mesmo ao utilizar o aparelho sob a luz solar — durante seus primeiros dias de teste com o iPhone 15 Pro, mas relata que o modelo esquentou ao executar certos aplicativos.

Ao longo dos últimos dias, alguns usuários notaram um padrão que parece revelar o motivo do superaquecimento dos novos tops de linha da Apple. Na maioria das vezes, os celulares esquentavam durante o uso de aplicativos de redes sociais, como Instagram e Threads.

Em nota emitida no dia 30 de setembro, um porta-voz da fabricante disse ao CNBC:

Encontramos um bug no iOS 17 que está afetando alguns usuários e será resolvido em uma atualização de software. Outro problema envolve algumas atualizações recentes de aplicativos de terceiros que estão fazendo com que eles sobrecarreguem o sistema. Estamos trabalhando com esses desenvolvedores de aplicativos em correções que estão em processo de implantação.

O iOS 17.0.3 foi liberado para todos os usuários de modelos elegíveis na última quarta-feira (04), e além de corrigir o superaquecimento dos celulares, a atualização de software parece também abordar bugs que causavam uma incômoda latência no teclado do sistema, além de melhorar a autonomia da bateria, segundo relatos de usuários do Reddit.

Cabe lembrar que nem todos os usuários instalaram a nova versão do iOS, e ainda há poucas pessoas utilizando o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, portanto, os relatos são limitados. Isso significa que devemos aguardar novas atualizações e uma maior expansão da base instalada para concluir que os problemas foram, de fato, corrigidos.

Veja mais!

(atualizado em 11 de agosto de 2025, às 00:22)

26

Comentários

iPhone 15 Pro: atualização teria corrigido superaquecimento sem afetar desempenho do A17 Pro
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2