LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei Pura 70 Ultra: Kirin 9010 é menos eficiente que Snapdragon 8 Plus Gen 1, indica teste

19 de abril de 2024 18

A Huawei anunciou sua nova geração de celulares topos de linha com destaque para o HiSilicon Kirin 9010, um novo processador que chama atenção por contar com 12 núcleos na CPU. Apesar do design robusto, o hardware se mostrou pouco eficiente em comparação com outros chips para smartphones avançados, como o Snapdragon 8 Plus Gen 1, de 8 núcleos.

De acordo com testes de benchmark divulgados pelo usuário @negativeonehero do X (Twitter), o Kirin 9010 consome a mesma quantidade de energia que o Snapdragon 8 Plus Gen 1, que foi lançado em 2022. No entanto, a plataforma utilizada nos novos celulares da Huawei é 30% mais lenta, sugerindo uma baixa eficiência de energia.

O usuário também compara o Kirin 9010 ao Snapdragon 870, lançado em 2021. As pontuações obtidas nos testes de benchmark indicam que o processador da HiSilicon alcança o mesmo desempenho do hardware antigo da Qualcomm enquanto consome 50% mais energia.

O que chama atenção é que as pontuações se referem somente ao principal núcleo da CPU — popularmente chamado de “big core”. O Snapdragon 870 tem como seu núcleo principal um Arm Cortex-A77 com clock de 3,2 GHz. Cabe lembrar que esse núcleo é parte da arquitetura ARMv8.2, que foi lançada no ano de 2019.

Isso indica que a CPU do Kirin 9010 tem eficiência abaixo de um design de CPU lançado há 5 anos. Grande parte desse problema é causado pela litografia do hardware. Os novos chips da HiSilicon, subsidiária da Huawei, são produzidos pela SMIC, uma fabricante de semicondutores chinesa que não tem acesso às mesmas tecnologias avançadas que a TSMC, por exemplo.

Isso ocorre devido aos embargos comerciais impostos pelos Estados Unidos, que restringiu fabricantes chinesas de adquirirem máquinas avançadas para a fabricação de processadores. Com isso, a potência asiática busca se tornar independente de tecnologias estrangeiras para que possa manter sua competitividade na indústria global.

Apesar de não ser tão eficiente quanto os chips de gerações anteriores da Qualcomm, o Kirin 9010 mostrou pequenas evoluções de desempenho em comparação com o Kirin 9000S. O novo hardware tem pontuação de único núcleo em torno de 6% mais alta no Geekbench, enquanto a pontuação de múltiplos núcleos aumenta em cerca de 5%.

Passando dos benchmarks para experimentos reais, analistas de produtos divulgaram testes do Kirin 9010 ao rodar os jogos Genshin Impact e Honkai: Star Rail. O celular mostrou um bom desempenho no primeiro título, mantendo-se estável em 60 FPS por 10 minutos e caindo para 55,7 FPS nos próximos 15 minutos. A temperatura máxima foi de 46,8 °C.

(Imagens: Reprodução/GizmoChina)

Já no segundo título, o celular obteve média de 53 FPS durante uma rodada de 15 minutos. Por ser um jogo mais exigente, o Huawei Pura 70 Ultra atingiu temperatura de 49,6 °C.

O Kirin 9010 é utilizado no Huawei Pura 70 Pro, Pura 70 Pro Plus e Pura 70 Ultra. A linha conta também com o Huawei Pura 70, que é equipado com o Kirin 9000S1, uma versão overclock do Kirin 9000S. A nova linha de celulares avançados da marca estreou no mercado chinês com preços a partir de ¥ 5.499, isto é, cerca de R$ 3.955.

Veja mais!

Mais Notícias
Mais Notícias

18

Comentários

Huawei Pura 70 Ultra: Kirin 9010 é menos eficiente que Snapdragon 8 Plus Gen 1, indica teste
  • Não se enganem com o desempenho para usuários normais não.ligam para isso, o desespero Americano é tão grande que está dando incentivo e bancando

      • Exynos com outro nome

          • Eu venho falando aqui faz tempo, esses aparelhos são fogo de palha isso não vai a frente..Cadê o Sr. samsung agora como advogado da huawei / honor ? KKK

              • Tirando o fator temperatura, a Huawei até que está conseguindo evoluir, mesmo que seja pouco. Mas ainda vai levar alguns anos pra alcançar a Qualcoom e MTK.

                  • MDS 50°? Tá igual aos snap 845, 865 e 888 esquentado pra uma desgrama

                      • Três coisas precisam ser faladas; 1 impressionante como a Huawei vem conseguindo subir o desempenho mesmo com 7nm, não está no nível de potência dos rivais atuais mas o último snapdragon com 7nm, não chegava nem perto desse nível de desempenho.
                        2 impressionante também, a otimização do harmony para manter o desempenho geral do sistema, com o padrão atual e a usabilidade condizente com os outros tops do momento!
                        3 por fim, mesmo com os embargos, os aparelhos dela seguem entregando tecnologias de pontas que outras empresas com toda a liberdade comercial não entregam.
                        Eu fico pensando como estaria o mercado atualmente se ela não sofresse o banimento em 2019... partindo da continuação do cronograma diante do sucesso do p30 pro e as expectativas no mate 30 pro que foi lançado pra fechar aquele ano como melhor aparelho mas infelizmente teve vendas limitadas pois já venha sem os serviços google...

                          • KKkk cara para com essa viagem, se não quer mais Samsung vai pra Apple entao, vai se frustar com essa chinesa

                              • Vc pode até discordar de mim, mas na minha opinião, o A13 Bionic ainda é o líder nesse seguimento de 7NM, pois o A13 Bionic além de ter um melhor índice de temperatura, ele tem também uma GPU e CPU mais bem trabalhada, tanto é que ele pontua mais no Geekbench tendo a metade dos núcleos, o que eu acho impressionante pois são simplesmente 5 anos de diferença... Mas ao mesmo tempo fico surpreso pela Huawei que é "nova" no seguimento de chips, tendo passado por dificuldades e por ter conseguido aproximar tanto e até superar algumas marcas grandes de chips, torço o melhor para a Huawei mas só dei minha opinião sincera

                                  • Nossa, impressionante como subiu desempenho aumentando os nucles e o aquecimento. Inovador.

                                    • Mesmo com essa defasagem é impressionante como conseguiram esse feito em pouco tempo.

                                        • Huawei sempre!

                                            • Se não explodir %uD83D%uDCA3, igual os Smartphones com Snapgretchen e Aibioni tá ótimo %uD83D%uDE0E%uD83E%uDD2D

                                                • Ha quem compre esse aparelho. Tecnologia defasada e de baixa qualidade. Empresa comunista é assim

                                                  • As pontuações são impressionantes na real, estão tirando leite de pedra com os 7nm que passa do embargo estadunidense. O ultimo snapdragon com esse litografia foi o 865 e não chegava nem perto disso ai.

                                                      • Acredito que esse kirin 9010 não foi planejado pra ser uma grande evolução do 9000, mas sim uma pequena evolução. O próximo que deve estar presente no mate, deve ser um grande salto. Obviamente, que pelas limitações, não vai chegar nem perto de um gen 2, mas no gen 1 eu acredito que chega sim.

                                                          Economia e mercado

                                                          Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                                          Android

                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                          Android

                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                          Windows

                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos