
22 Abril 2025
Em março de 2023, a Bandai Namco começou a provocar os fãs com a possibilidade de um novo jogo da franquia Budokai Tenkaichi, que resultou no anúncio do jogo Dragon Ball: Sparking! Zero. Servindo como sucessor espiritual da saga iniciada nos anos 2000, o título promete resgatar toda a magia dos jogos originais enquanto também traz inovações para atingir uma nova leva de jogadores.
Durante a gamescom latam 2024, o TudoCelular teve a chance de experimentar o jogo, onde pudemos ver um pouquinho do que está por vir.
Como um fã de longa data dos jogos Budokai Tenkaichi, e que dedicou muitas e muitas horas aos títulos da franquia, devo dizer que fiquei extremamente animado com o anúncio de Sparking! Zero.
Apesar de ter acompanhado alguns dos anúncios sobre o jogo, devo dizer que não acompanhei a fundo todas as novidades, mas por uma escolha pessoa, já que quis me guardar um pouco para as surpresas do lançamento. Eis que meus planos foram desmantelados quando fui convidado para testar o jogo, mas isso só deixou minha expectativa ainda maior.
Ainda que o título conte com três modos de jogo, só tivemos acesso ao Modo Batalha, que nada mais é que o modo arcade offline, onde podemos escolher um trio de lutadores para jogar contra um trio rival controlado pela máquina.
Logo de cara, fica nítido que Sparking! Zero foi feito para emitir uma forte aura de nostalgia para os fãs mais antigos, trazendo dezenas de personagens da franquia Dragon Ball, passando por todos os diferentes arcos.
Quem conhece a saga Budokai Tenkaichi, sabe que ela é conhecida pela megalomania e "farofada", trazendo quantidades absurdas de lutadores jogáveis, incluindo até mesmo coadjuvantes pouco conhecidos. Em meu teste, os personagens disponíveis não eram muitos, mas foram o suficiente para esse impacto inicial.
Uma coisa que achei espetacular é que o título conta com dois modos de controle, sendo um Modo Clássico, para os veteranos, e um novo Modo Padrão, que traz um novo mapa de comandos, mas falarei mais sobre eles em breve.
Obviamente, optei por começar o teste no modo clássico e a sensação foi maravilhosa. Em poucos minutos, já estava lembrando dos comandos e tentando fazer os combos intermináveis que fazia quando era adolescente.
Não espere aqui um jogo mais técnico e balanceado como FighterZ. Sparking! Zero, como disse anteriormente, prioriza a "farofada" e isso se traduz em combos megalomaníacos, cenários destrutivos e bem amplos, personagens com trajes que vão se degradando no decorrer da batalha e poderes, muito poderes.
Espere os ataques mais clássicos de seus personagens favoritos, com animações belíssimas e efeitos especiais dignos da última geração.
Por falar nos visuais, tudo aqui está muito refinado, incluindo cenários com muitos detalhes e as animações dos personagens, tanto em ataques quanto nas expressões faciais.
A primeiro momento, devo dizer que senti falta das explosões que destroem completamente o mundo em que a batalha está acontecendo, deixando tudo em ruínas. Ao menos no meu teste, isso não aconteceu, mas apesar de ser algo simples, é um adicional que eu gostava bastante nos jogos anteriores.
No mais, tudo segue o tradicional, incluindo transformações durante as batalhas, troca de personagens, carregamento máximo de Ki para desferir um ultra ataque e por aí vai.
Nessa primeira instância, devo dizer que fiquei muito satisfeito com o que vi, tanto em termos de otimização quanto na diversão do jogo, que é o foco principal dos títulos da franquia. Curiosamente, o título apresentou um bug, onde, no terceiro e último inimigo de uma das batalhas, o bot ficou rodando em círculos no mapa ao invés de me atacar, mas acredito que seja algo que será corrigido na versão final do jogo.
Por hora, tentarei manter as expectativas controladas, mas é inegável que a Bandai fez um bom trabalho em honrar os fãs mais antigos, mas abraçando também os novatos, tanto pelo novo modo de controle quanto por novos recursos de acessibilidade e de assistência de combos.
Um ponto que ainda é nebuloso para mim e que pode ser um fator decisivo são os personagens jogáveis. Em tempos onde as DLCs reinam, isso pode não funcionar muito bem em um jogo como este. Vale notar que Budokai Tenkaichi 3 tinha mais de 150 lutadores jogáveis, sendo desbloqueados ao longo do modo história e simplesmente jogando.
Por hora, nos resta esperar pelo lançamento para conferir a experiência completa.
Dragon Ball Sparking! Zero está programado para ser lançado em 10 de outubro de 2024.
*O TudoCelular agradece a Bandai Namco e a TheoGames pela oportunidade deste teste.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários