
Economia e mercado 19 Dez
19 de dezembro de 2024 30
Em uma nova pesquisa realizada pela empresa Sellcell, usuários de iPhone e Samsung responderam se os recursos de inteligência artificial (IA) presentes em seus smartphones eram realmente úteis para o dia a dia. A maioria esmagadora afirmou que não.
Dos entrevistados, 73% dos usuários de iPhone e 87% dos usuários de smartphones Samsung Galaxy afirmaram que os recursos de IA embarcados nos seus aparelhos acrescentam pouco ou nenhum valor às suas tarefas do dia a dia.
Segundo a pesquisa, apenas 16% dos usuários de iPhone mudariam de ecossistema por conta de funções de inteligência artificial presentes no Android. No entanto, de forma quase que contraditória, quase 50% desse mesmo grupo afirma que a existência da compatibilidade com a IA foi um fator crucial na hora de comprar um novo smartphone.
Para os usuários de Samsung, somente 23,7% afirmaram que a presença dos recursos teve alguma influência na compra.
Os usuários ainda tiveram que responder quais as funções de IA presentes em seus aparelhos julgavam mais úteis. Do lado da Samsung, o ‘Circule para Pesquisar’ foi o campeão, com 82% de popularidade. Recursos como o ‘Assistente de Fotografia’ e o ‘Assistente de bate-papo’ também pontuaram bem, seguidos pelo ‘Assistente de Notas’ e o ‘Assistente de Navegação’.
No mundo da Maçã, os usuários elegeram as ‘Ferramentas de Escrita’ como o recurso mais interessante (72%). ‘Resumo de Notificações’, ‘Mensagens Prioritárias’, ‘Limpeza em Fotos’ e ‘Respostas inteligente em e-mails e mensagens’ completaram a lista. No momento da pesquisa, o iOS 18.2 – que trouxe vários novos recursos do Apple Intelligence – ainda não havia sido lançado.
Embora para os entusiastas de inteligência artificial os resultados possam parecer desanimadores, já que poderiam reforçar a percepção de que a IA é apenas uma grande gerigonça nos smartphones, talvez ainda seja cedo demais.
O próprio Galaxy AI chegou ao mercado no início de 2024 junto com os Galaxy S24, sendo disponibilizado depois para outros modelos da marca. Já o Apple Intelligence, anunciado apenas em setembro, enfrenta uma liberação lenta de recursos e sofre com baixa capilaridade, sendo compatível apenas com alguns dos aparelhos mais recentes da empresa.
Com isso, não dá para afirmar com todas as letras que os recursos estão devidamente maturados, uma vez que ainda estamos vendo o início da aplicação da IA em produtos voltados diretamente para o consumidor. Então, ainda é cedo para dizer o quanto essas novidades vão impactar no nosso cotidiano.
No entanto, a pesquisa ainda é muito válida. No final das contas, ela nos mostra a percepção do grande público em relação as ferramentas de IA presentes em seus smartphones; nos permitindo uma ótica de fora dessa bolha de tecnologia, onde inteligência artificial já é visto por muitos como um tema saturado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários