
Jogos 21 Jan
21 de janeiro de 2025 0
Dois overclockers bateram recordes mundiais ao levar kits de memória DDR5 a mais de 12.000 MT/s usando apenas resfriamento a ar — taxas de transferência tão altas só haviam sido obtidas com métodos mais extremos até então, incluindo nitrogênio líquido e gelo seco. Ainda assim, as conquistas exigiram hardware bastante robusto e moderno, incluindo CPUs Arrow Lake-S da Intel e placas-mãe premium da ASUS e ASRock.
Ambos os recordes foram batidos na semana passada, mas ganharam atenção por terem sido repostados pela G.SKILL, marca de memória RAM usada nos dois casos. O kit em questão é o G.SKILL Trident Z5, que na configuração padrão já está entre os mais rápidos disponíveis atualmente.
O conjunto, identificado pelo código F5-8000J3848F24GX2-TZ5K, embarca dois módulos de 24 GB rodando a 8.000 MT/s com latência CAS de CL38. No entanto, apenas um dos módulos foi usado — dois ou mais canais costumam dificultar a estabilidade do sinal, o que não é um problema no uso diário em velocidades padrão, mas atrapalha o processo de overclocking extremo.
Outro ponto interessante de destacar é que essas não são as taxas mais altas já atingidas, mas chamam atenção por usar apenas ventoinhas para a refrigeração. Até então, valores de 12.000 MT/s ou superiores só haviam sido atingidos usando nitrogênio líquido ou gelo seco para manter as temperaturas sob controle.
Dos dois recordes, o campeão foi o do usuário da Indonésia "speed.fastest", registrado no portal HWBOT, que acompanha recordes mundiais de overclocking. A velocidade máxima obtida por ele foi de 12.054 MT/s, ou 6.027,1 MHz, frequência que representa metade da taxa de transferência em virtude da forma como as memórias DDR funcionam.
Além do kit da G.SKILL, speed.fastest utilizou uma placa-mãe ASUS ROG Maximus Z890 Apex e um processador Intel Core Ultra 9 285K — partes que influenciam os resultados por conta da quantidade de energia fornecida, das capacidades do controlador de memória da CPU e da estabilidade do sinal das trilhas de comunicação, entre outros fatores.
Já o segundo recorde foi obtido pelo canadense "saltycroissant", com taxas de transferência de 12.052 MT/s e frequências de 6.025,7 MHz. Seu registro só pode ser encontrado no verificador do CPU-Z, ferramenta que monitora e testa a CPU e a memória, já que o HWBOT cadastra apenas os melhores resultados de cada categoria.
Apesar de usar o mesmo kit Trident Z5, saltycroissant apostou em peças "mais simples", utilizando placa-mãe ASRock Z890 Taichi OCF e processador Intel Core Ultra 7 265K, o que torna sua conquista ainda mais interessante.
Mesmo sendo números impráticos para o uso diário, os recordes mostram as capacidades que os kits mais modernos de RAM DDR5 têm, e dão um vislumbre do que podemos esperar para os próximos anos, especialmente com esses resultados tendo usado métodos convencionais de resfriamento.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários