
Curiosidade 11 Fev
Você já percebeu que alguns sites demoram mais do que outros para carregar? No Google Chrome, um recurso pode ajudar a reduzir esse tempo de espera. Com as páginas pré-carregadas, o navegador carrega os links antes mesmo de você acessar, tornando a navegação mais ágil.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como usar esse recurso do navegador do Google e deixar sua navegação mais veloz.
O Google Chrome traz um recurso de páginas ‘pré-carregadas’ que é capaz de fazer sua navegação e pesquisa mais rápida carregando as páginas que acha que você pode visitar antes mesmo que você as abra.
Basicamente, o navegador analisa os cookies e o seus padrões de uso para tentar prever o que você pode abrir em seguida, carregando os itens com antecedência. O browser possui dois tipos de pré-carregamento: “pré-carregamento padrão” e “pré-carregamento estendido”.
Enquanto o primeiro costuma vir ativado por padrão e garante que algumas das páginas que você visita são pré-carregadas, o segundo armazena os dados de muito mais páginas que você pode vir a visitar, chegando a usar os servidores do Google para pré-carregar links solicitados por outros sites.
Como você pode imaginar, ambos podem deixar a navegação mais rápida, já que as páginas podem ser carregadas antes mesmo do clique. No entanto, também podem consumir mais recursos e armazenamento, o que nem sempre pode ser o ideal para todos os usuários.
Confira nas instruções a seguir como ativar o pré-carregamento padrão, o estendido ou desligar o recurso no Google Chrome:
Se você acabou de ativar o recurso ou optou por estendê-lo, pode demorar um pouco até que veja a navegação acelerar. Assim como outros softwares, o Chrome pode demorar um tempo até entender melhor os seus hábitos de navegação, fazendo o carregamento preventivo das páginas.
Mas claro que a velocidade da sua navegação não está relacionada apenas ao navegador. Se você está conectado a uma internet ruim ou está usando um computador antigo e lento, não há muito que o Chrome possa fazer para resolver esses problemas.
Como mencionado, ativar o pré-carregamento de páginas pode consumir mais recursos e armazenamento do seu dispositivo. Mas além disso, há situações em que essa função pode mais atrapalhar do que ajudar.
Se você é desenvolvedor e está depurando uma aplicação web, por exemplo, o pré-carregamento pode interferir no processo, carregando páginas automaticamente e dificultando a identificação de erros e correções. Já para quem prioriza privacidade absoluta, a função também pode comprometer minimamente o sigilo do uso.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários