
Curiosidade 18 Mar
19 de março de 2025 0
Se o seu smartphone ou tablet está apresentando alguns pequenos problemas, reiniciá-lo pode ser uma boa primeira tentativa para resolvê-los. Se os problemas persistem, redefinir o aparelho para as configurações de fábrica pode ser a solução.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como restaurar seu Android, voltando o aparelho para os padrões de fábrica – igual quando foi retirado da caixa.
Além de poder servir como uma tentativa de resolução de problemas, ideal para evitar uma possível ativação da garantia ou a compra de um novo dispositivo, restaurar o Android para os ajustes de fábrica, além da remoção da conta Google, é o movimento sugerido antes de vender ou presentear o aparelho para outra pessoa.
Isso, pois a redefinição funciona de forma semelhante à formatação de um computador. Ou seja, todos os seus aplicativos baixados, configurações, fotos, vídeos – e basicamente qualquer outro dado pessoal – serão apagados e o Android voltará às configurações originais.
Por isso, antes de realizar o processo, se possível, faça o backup do dispositivo. Informações já armazenadas na nuvem, como as mídias no Google Fotos, seus e-mails no Gmail ou arquivos guardados no Google Drive permanecerão intactos, sendo necessário apenas abrir os respectivos apps com a sua conta logada para retomar o acesso.
Mas atenção: não é possível reverter o processo de restauração!
Ciente de todos esses detalhes, confira as seções a seguir:
Como o Android é um sistema muito heterogêneo, pode ser que as funções destacadas nas instruções a seguir variem um pouco de acordo com o seu dispositivo – não à toa, incluímos uma seção dedicada a smartphones Galaxy. De qualquer forma, com um pouco de insistência, com certeza você será capaz de seguir o passo a passo.
Se você consegue acessar os menus de configuração do Android livremente, esse é o método mais fácil e indicado para você. Confira:
Como mencionado, o processo é um pouco diferente para dispositivos Galaxy; embora seja igualmente simples. Confira as instruções:
Se você perdeu seu smartphone ou tablet Android ou ele caiu nas mãos erradas, não se preocupe: também é possível realizar a restauração do aparelho de forma remota através do 'Encontre Meu Dispositivo'; pré-instalado por padrão em todos os dispositivos com Play Store.
Confira como realizar o processo pelo serviço:
Se a biometria do seu aparelho parou de funcionar ou você reiniciou de forma acidental e o PIN ou código de bloqueio está sendo exigido, também é possível restaurar o aparelho para as configurações de fábrica através das instruções a seguir.
Mas atenção! Depois que o processo for concluído, será necessário fazer o login com a mesma conta Google que estava cadastrada no aparelho anteriormente. Isso é uma medida de segurança que busca evitar que pessoas mal-intencionadas tenham acesso livre ao uso do dispositivo após redefini-lo sem uma senha.
Confira as instruções:
Se o sistema está apresentando algum tipo de problema que impede ele de funcionar, pode ser que redefinir o dispositivo para as configurações de fábrica resolva o problema – saindo do famoso bootloop.
Para fazer a restauração nesse caso, o procedimento é exatamente o mesmo que apresentamos acima. Desligue o seu smartphone ou tablet, entre no modo de recuperação e selecione a opção de restaurar para os padrões de fábrica.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários