
Curiosidade 05 Jun
Muita gente associa o Word apenas à digitação tradicional, feita por um teclado — seja físico ou virtual. No entanto, o aplicativo da Microsoft vai muito além: ele também permite transformar sua voz em texto. Já imaginou ditar seus trabalhos diretamente para o editor?
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como usar esse recurso de transcrição do Word no seu computador.
Apesar de existirem diversos aplicativos voltados à digitação por voz, o Word se destaca por integrar esse recurso ao próprio ambiente de edição; o que acaba evitando etapas extras, como copiar e colar o conteúdo de outro local.
Como você confere a seguir, o passo a passo para realizar esse processo é bem simples. Tudo o que você irá precisar é o que provavelmente já tem: um computador/notebook com microfone habilitado e o Word instalado. Com tudo pronto, confira:
Como você já pode ter deduzido a esse ponto, quando o ícone do microfone está azul e pulsante é porque o aplicativo está te ouvindo. Se quiser pausar o ditado, clique no ícone. Para retornar, clique sobre ele novamente.
Além de poder realizar a gravação através do Word para computador, também é possível realizar o ditado através do aplicativo do editor para Android e iOS. Para isso, confira este nosso outro guia.
Se você já usou outros aplicativos de ditado antes, sabe que para inserir a pontuação é necessário dizer o nome dela, como ‘vírgula’, ‘ponto de interrogação’, etc. No Word não é diferente, mas o editor também disponibiliza uma opção de pontuação automática.
Para ativar a opção e usá-la, basta clicar no ícone de engrenagem no menu do ditado e marcar a opção de “Habilitar a pontuação automática”. Ao fazer pausas longas e curtas ou alterar a entonação, o editor deverá entender a pontuação necessária. Ressaltamos, porém, que o recurso não é perfeito, então fique atento para realizar a edição manual, se for necessário.
Se você tem mais de um microfone ligado em seu computador, pode ser que o Word esteja tentando captar o áudio de algum dos que não estão ativados no momento.
Para resolver esse problema, primeiro acesse os ajustes de microfone do sistema do seu computador e verifique qual o microfone que está definido como padrão no painel. Se achar necessário, faça alguns testes no próprio menu de captação para se certificar de que o microfone realmente está captando a sua voz com clareza.
Agora que realizou os testes e viu qual era o microfone correto, de volta ao Word, clique no ícone de engrenagem no menu de ditado. Clique na opção de “Microfone” e selecione o microfone correto.
Geralmente, a função de ‘Ditar’ está disponível na aba de ‘Página Inicial’ do Word por padrão – até por isso, partimos direto para as instruções. No entanto, em alguns poucos casos, isso não acontece, sendo necessário adicionar a opção ao painel.
Para isso, clique em “Arquivo” no menu superior e, no canto esquerdo da nova tela, clique em “Opções”. Na nova janela, clique em “Personalizar faixa de opções” no menu lateral. Um menu semelhante ao da imagem abaixo abrirá:
Caso esteja usando o Word no Mac, esse mesmo painel pode ser acessado através do menu superior de “Word” > “Preferências”. Na nova janela, clique em “Faixa de Opções e Barra de Ferramentas”.
Com tudo pronto, basta retornar ao primeiro bloco de instruções desse guia para entender como usar o ditado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários