
Curiosidade 09 Jul
10 de julho de 2025 0
Uma das principais (se não a principal) razão de alguém escolher trocar de iPhone é a bateria. Embora esse não seja um tópico tão sensível no mundo Apple há algum tempo, sem sombra de dúvida é um ponto que pega vários usuários do smartphone da Maçã.
Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como definir e usar automações no seu iPhone para que seu aparelho dure mais com uma carga e para que a vida útil do componente também seja mais longa.
Sempre que você coloca seu telefone para carregar, está influenciando em dois aspectos importantes do futuro: o primeiro, a quantidade de tempo que poderá usar o aparelho fora da energia, e o segundo, o tamanho da vida útil da bateria (ou por quanto tempo ela conseguirá segurar bem a carga fornecida).
Enquanto a abordagem do primeiro ponto é relativamente óbvia, tratando apenas da autonomia direta – ou seja, quanto mais você usar, mais rápido a bateria irá acabar – o segundo pode não ser tão claro assim.
Em um breve resumo, a bateria do seu smartphone é um composto eletrônico que passa por reações químicas quando é carregada ou descarregada. Geralmente, zonas de carga muito próximas dos extremos (0% e 100%) são muito estressantes para o componente, então a recomendação geral é manter entre 20% e 80%.
As automações podem te ajudar a ter mais desses dois pontos. Ou seja, mais autonomia no seu uso diário e mais vida útil para a sua bateria. Mas o que são essas automações e como elas funcionam no iPhone?
De forma direta, uma automação costuma ser o uso de sistemas ou tecnologias para realizar tarefas com mínima ou nenhuma intervenção humana. No iPhone, as automações podem ser definidas através do aplicativo de Atalhos, que é desenvolvido pela própria Apple.
Ao longo das categorias a seguir, você irá conferir instruções para a criação de algumas automações que podem ajudar a ter mais bateria no seu iPhone e/ou mais vida útil para o componente. Veja:
Como mencionado, o aplicativo de Atalhos é exigido para cumprir as instruções das seções a seguir. Se ele ainda não está instalado no seu aparelho, clique aqui para ir direto para o cartão de download.
Se você tem um iPhone 15 ou superior, a Apple disponibiliza um recurso que limita o carregamento da bateria até determinado ponto a fim de, justamente, aumentar a vida útil do componente – abordamos melhor este ponto nesta outra categoria.
Mas se você tem um iPhone mais antigo ou não quer fazer uso da função, uma automação pode ajudar. Com ela, sempre que o aparelho atingir 80% da carga (ou qualquer quantidade desejada), uma notificação será emitida para alertar de remover o smartphone da tomada.
Confira a seguir como criar a automação:
Como mencionado, o ideal para a vida útil da bateria é que ela fique longe dos extremos. Se você quiser, também pode fazer com o que o aparelho te alerte sempre que a bateria descarregar até os 20%. Para isso, basta definir uma automação semelhante a vista acima, mas com um novo limite.
Se ao invés de carregar até os 100%, seu celular for removido do carregador quando chegar aos 80%, não é surpresa dizer que a autonomia será menor. Mas há algumas automações que podem ajudar neste aspecto.
Sem dúvida, um dos culpados de drenar a bateria do iPhone rapidamente é a constante procura por redes móveis ou Wi-Fi para se conectar.
Atuando justamente neste ponto, é possível definir uma automação que desliga os dados móveis sempre que o aparelho conectar na rede Wi-Fi de casa. Da mesma forma, sempre que essa conexão for perdida, os dados móveis podem voltar a entrar em ação novamente. Assim, o iPhone não fica na busca incessante por novas redes.
Confira a seguir como configurar essa automação:
Por padrão, sempre que seu iPhone atinge os 20% de bateria, ele sugere que você ative o modo de economia de energia. O modo, sem dúvida, pode prolongar um pouco da autonomia do aparelho – mas talvez, os 20% restantes com ele ativado não sejam suficientes para que o smartphone fique ligado até chegar a uma tomada.
Nesses casos, se você quer garantir que o dispositivo aguentará sua rotina fora de casa até o final do dia, uma automação que liga o modo de economia ao atingir 50% da carga restante, por exemplo, pode ser a grande resposta. Afinal, esse pode ser o número mágico do trade off entre ter todas os recursos do aparelho disponíveis ao mesmo tempo que garante que terá bateria por todo o dia.
Confira a seguir como configurar a automação:
Diferente das outras duas automações que explicamos, o ideal desta automação é que você a use somente quando estiver fora de casa. Então, sempre que for sair, basta mudar o status da automação de “Não Executar” para “Executar imediatamente” para que tudo aconteça de forma automática.
Para isso, basta tocar na automação na aba de “Automações” e definir o novo status. Quando voltar para casa, desative a automação novamente.
De forma alternativa, você também pode definir o status como “Executar Após Confirmação”. Assim, o aplicativo te perguntará se deseja ativar o modo de economia quando chegar ao nível definido. O único problema é que você terá que ficar checando o celular sempre – o que meio que tira o propósito da automação.
Como mencionado ao longo deste guia, os iPhones 15, assim como os modelos lançados depois, contam com um recurso nativo para limitar o carregamento da bateria e prolongar a vida útil do componente. Mas esta não é a única função disponível sob esse intuito.
Tanto os aparelhos atuais da marca, quanto os mais antigos, contam com a opção de carregamento otimizado, capaz de entender a rotina do usuário e ajustar o carregamento para reduzir o desgaste da bateria.
Falamos melhor sobre cada um destes pontos neste nosso outro tutorial:
Para você que quer ver a saúde da bateria do seu aparelho, a quantidade de ciclos atuais ou até mesmo ativar a porcentagem no ícone da interface, estes outros guias com certeza vão te ajudar:
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários