
28 Janeiro 2014
O Siri, assistente pessoal da Apple que responde uma série de perguntas, não é o recurso mais popular dos iPhones no Brasil. Ele não fala português e nem entende nosso idioma, mas ainda assim é bem interessante em locais que seu idioma é falado, como nos Estados Unidos. O Google vem melhorando o Google Now e seu reconhecimento contextual e agora, segundo o site ZDNet, a Microsoft planeja lançar um concorrente chamado Cortana.
Este projeto deve ser apresentado no ano que vem e poderá aprender o que o usuário faz, para melhorar as respostas, que serão baseadas no sistema de buscas do Bing. O Cortana deverá ser mais ambicioso do que o Now e Siri, já que englobará o Windows, Windows Phone e até o Xbox. O ZDNet ainda afirma que o Cortana é o grande motivo que mantém o Bing dentro da Microsoft, que não vende seu serviço de buscas e mapas para ninguém.
Cortana é o nome da inteligência artificial que auxilia o personagem principal na série de games Halo, principal franquia que leva o Xbox para o mundo todo. A conversa sobre um assistente pessoal da Microsoft existe, junto dos executivos da empresa, desde 2011, quando Ballmer comentou a ideia que os usuários poderiam falar "imprima minha passagem em certo local", com o sistema entendendo isso e enviando a ação para a impressora.
Todo o conjunto de ações e reconhecimento será feito em conjunto com o Bing, a tecnologia de fala Tellme e algum gráfico social que entenderá a fala humana.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários