
23 Fevereiro 2016
Sabemos que o Telegram enfrenta problemas em diversos países por ser um programa que se destaca por sua total e completa defesa da privacidade. O mais recente ataque a ele veio da Arábia Saudita que parece desejar impedir o funcionamento do mesmo na região.
"Confirmo, o tráfego Telegram está parcialmente limitado na Arábia Saudita desde ontem à noite. As razões são desconhecidas ", afirmou o CEO do Telegram, Pavel Durov, ontem via Twitter.
Os relatórios começaram a chegar no início do dia por usuários que tentavam determinar se o mensageiro instantâneo estava sendo intencionalmente interrompido ou se era apenas um problema técnico. No começo as velocidades de download do programa pareciam ter ficado muito mais lentas até que a empresa confirmou mais tarde que o serviço estava sendo completamente bloqueado pelo governo saudita, que por sua vez têm ainda ainda não comentou a situação.
Desde os ataques de Paris no ano passado, o Telegram tem estado sob crescente escrutínio; acusado de ser o canal preferencial para os grupos como ISIS e outras organizações extremistas. Seus canais estão cheios de conteúdo sem restrições que, em parte, são sustentados pela política da empresa para a liberdade de expressão, embora a empresa tenha vindo a trabalhar para acabar com o material ofensivo, como pedofilia e terrorismo, a fim de apaziguar as autoridades reguladoras.
Este processo de filtragem tem se assemelhado a um jogo de video game antigo, ou, mais apropriadamente, como lutar contra uma Hydra. Toda vez que o Telegram bloqueia um canal afiliada ao ISIS, outros dois surgem em seu lugar! No Irã, outro país controverso para o mensageiro instantâneo, a situação é muito mais sombrio. Existe uma estimativa de 20 milhões de usuários doTelegram na República Islâmica, o que provocou um fluxo contínuo de perguntas sobre se a plataforma está hospedado dentro do país (pelo menos parcialmente) ou se ela fará isso em um futuro próximo, graças aos regulamentos globais. Independentemente disso, a empresa tem estado sob enorme pressão nos últimos meses, o governo iraniano insiste na remoção de o que considera ser o conteúdo imoral.
O Telegram vem cumprindo e fechando canais e bots relacionados de alguma forma com a pornografia ou atividades criminosas e seus esforços parecem estar funcionando. Na semana passada, o app sobreviveu por um voto a favor no poder judiciário do Irã, evitando que fosse censurado.
"A decisão da Comissão não significa que o Judiciário vai evitar a sua responsabilidade na tomada de medidas contra Telegram para parar a distribuição de conteúdo criminoso no ciberespaço", disse Abdolsamad Khorramabadi, secretário do Grupo de Trabalho para determinar Instâncias de conteúdos criminais pela Internet, o organização responsável pela filtragem da Internet.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários