LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adolescentes de Fortaleza conquistam prêmio de Ciência promovido pela Google

19 de julho de 2016 4

Os estudantes João Antunes, 15 anos, e Letícia Souza, 18, foram premiados na etapa latino-americana do Prêmio Impacto Comunitário promovido pela Google. Os jovens paulistas moradores de Fortaleza (CE) criaram um método que utiliza sementes de uma planta local, a moringa oleífera, para purificar a água e deixaram para trás concorrentes de outros países, como Argentina e Porto Rico.

O projeto "Semente Mágica - Transformando água contaminada em água potável" busca tornar a água potável para consumo com pouca química. No resumo, os jovens explicam como funciona a descoberta:

Descobrimos que, além de ser um ótimo coagulante, a semente possui também propriedades antimicrobianas, se destacando dos coagulantes inorgânicos, como o sulfato de alumínio. Chegamos a conclusão de que os extratos da moringa oleífera podem tornar a água potável de maneira tão eficiente quanto usando floculantes não orgânicos, se destacando desses pelo controle de patógenos e pelo baixo custo. Nossa próxima meta é arranjar um meio de aplicação viável do projeto na sociedade

Jovens vivem na capital cearense

Segundo o Google, a dupla receberá "uma mentoria e bolsa de estudo para ajudá-los a tornar o mundo um lugar melhor através da ciência, matemática e engenharia". Letícia, inclusive, está com malas prontas para começar a estudar na Universidade de Stanford.

Para conhecer detalhes do projeto, clique aqui.

Os outros vencedores do Prêmio Impacto na Comunidade são da Índia, África do Sul, Estados Unidos e Turquia.

Destaque mundial

Adolescente mora em Londrina (PR)

Uma terceira brasileira também se destacou em evento organizado pelo Google. Maria Vitória Valoto, 16, está entre os 100 selecionados que vão competir para a premiação final da Google Science Fair, a ser realizada em setembro, na sede do Google na Califórnia. O evento irá selecionar 16 projetos relevantes.

Aluna do ensino médio em Londrinha (PR), Maria Vitória desenvolveu um método de quebra de enzimas com o objetivo de ajudar milhões de pessoas com intolerância à lactose. Para conferir detalhes da pesquisa, clique aqui.


4

Comentários

Adolescentes de Fortaleza conquistam prêmio de Ciência promovido pela Google
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2