
Feiras e eventos 23 Nov
11 de janeiro de 2017 0
Star Wars, uma das franquias de maior sucesso nos EUA, ganhará um museu do próprio criador da série, George Lucas. O prédio será construído em Los Angeles, próximo de Hollywood, e a algumas quadras de distância do campus da Universidade da Califórnia do Sul, onde Lucas, estudou.
Do bolso do próprio diretor sairá o investimento de mais de US$ 1 bilhão na construção da estrutura do Lucas Museum of Narrative Art, que abrigará itens do seu acervo pessoal. Incluirá não apenas peças de Star Wars, mas sobre a arte de contar histórias de modo geral.
O prédio futurista receberá a coleção pessoal do diretor, incluindo cerca de 10.000 itens. Pinturas sobre Star Wars feitas por artistas consagrados nos EUA, como Norman Rockwell e de N. C. Wyeth estão na lista. Objetos usados nas gravações também devem compor o acervo, incluindo, claro, a máscara original de Darth Vader.
Após meses de expectativa no mundo artístico, Los Angeles foi escolhida em uma disputa contra San Francisco. Lucas teve que escolher entre as duas opções, e a cidade escolhida nesta terça-feira recebeu a ideia com bastante entusiasmo. A rivalidade entre as duas cidades estava competindo não só pela coleção de Lucas e o enorme turismo que isso certamente trará, mas também pelos milhares de empregos que os apoiadores prometem que o museu vai gerar.
Não é de agora que Lucas, hoje aos 72, está decidindo onde colocar seu museu. Ele passou anos tentando construir um lar para sua coleção de arte. Em 2009, ele idealizou o projeto em San Francisco, onde também fica a Lucasfilm, mas enfrentou oposição da comunidade do Presidio Trust quanto a construção no parque histórico.
Ele mirou então em Chicago, mas encontrou a resistência dos "Friends of the Parks", uma associação de cidadãos dedicada à preservação e melhoria dos parques de Chicago e praias à beira do lago.
As propostas mais recentes, ambas com desenhos do arquiteto chinês Ma Yansong, foram esteticamente semelhantes às anteriores, mas aparentemente opostas em outros aspectos.
Um deles tinha quatro hectares em uma ilha, no meio de San Francisco Bay, acessível apenas por ponte e balsa (imagem acima). O outro, o vencedor, é um local de sete acres bastante acessível ao público e perto da University of Southern California, onde Lucas estudou.
O Lucas Museum expandirá ainda mais o cenário de museus de arte em L.A., local que se tornou um ponto de referência global na produção de arte.
Michael Govan, diretor do Museu de Cinema de Los Angeles, disse que "há uma compreensão da influência cultural crescente de L.A. e do público diversificado para museus aqui. Nós terminamos 2016 com mais de 1,5 milhão de visitantes". Ele disse que o Museu de Lucas trará cultura visual de um ponto de vista diferente, o que "faz muito sentido em uma cidade conhecida pela arte e pelo cinema".
O filantropo e fundador do Museu Broad, Eli Broad, chamou o museu de Lucas de "uma das mais importantes adições culturais e turísticas à nossa cidade nos últimos 25 anos".
"Falei com George Lucas e Mellody pessoalmente sobre nosso grande sucesso no Broad", disse o filantropo. "Tivemos mais de 1 milhão de visitantes desde que abrimos em 2015, e eu esperaria que as visitas ao Lucas Museum fossem iguais ou até maiores".
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários