14 Janeiro 2016
Na App Store nós já vimos alguns casos de produtoras ou de desenvolvedores independentes que acabaram se tornando grandes empresas e/ou pessoas muito ricas. Não existe fórmula para criar um jogo rentável ou para que ele prenda a atenção do público, suba no topo do ranking e seja um dos mais populares, mas isso costuma acontecer com mais frequência do que o imaginado.
Vocês já devem ter ouvido falar no jogo Clash of Clans, que normalmente está no meio da maioria dos anúncios de jogos para iOS. Pois bem, por causa deste jogo, a sua produtora, Supercell, tornou-se uma das mais rentáveis da App Store e hoje em dia custa quase o mesmo valor que a Beats, que foi recentemente comprada pela Apple. O valor estimado da empresa é de 3 bilhões de dólares, e todo o sucesso se deu por uma aposta muito inteligente e no tempo certo: o formato de jogos freemium.
O raking acima mostra quais são os 10 jogos mais rentáveis da App Store, e Clash of Clans domina em primeiro lugar por mais de 250 dias. Em segundo lugar temos o fenômeno Candy Crush Saga, da King.com. De acordo com o AppData, o maior ganho em um único dia do jogo Clash of Clans foi de 654 mil dólares, e tudo com compras de itens dentro do jogo.
O formato freemium pode ter ajudado bastante nestes ganhos, pois o jogo induz ao usuário algumas ferramentas para que seu progresso seja mais rápido, mas para isso, ele precisa gastar dinheiro real. O vício pode ser tanto que já foram registrados usuários que gastaram mais de mil dólares em um único dia.
E você, costuma gastar dinheiro real em jogos freemium?
Comentários