
Google 03 Jun
10 de junho de 2025 3
Durante o Google for Brasil, principal evento da gigante para o país, a empresa anunciou a chegada da "Verificação de Identidade" para celulares atualizados para o Android 16. Já disponível na linha Pixel e na One UI 7.0 da Samsung, a solução será expandida para mais marcas e passará a exigir biometria para acessar funções sensíveis do sistema. A companhia revelou ainda melhorias de segurança para smartphones vendidos por aqui, além de uma parceria com a Polícia Militar de São Paulo.
As ferramentas de segurança do Android, como o conjunto de proteção contra roubo que estreou no Brasil, estão mostrando impactos positivos, segundo métricas divulgadas pelo Google. A empresa afirma que, durante o carnaval de 2025, o uso do Bloqueio Remoto cresceu 30%, um sinal de que a função ajudou os usuários na recuperação dos aparelhos.
Com isso em mente, na edição do Google for Brasil deste ano, a gigante das buscas anunciou um fortalecimento da suíte de proteção, a começar pela ampla disponibilização da função Verificação de Identidade com a chegada do Android 16 a um número maior de telefones.
O recurso permite que locais seguros sejam salvos no sistema e, a partir disso, começa a exigir o uso de autenticação biométrica para a realização de qualquer tarefa sensível, barrando o uso de PINs convencionais. Um atraso de segurança também é acionado para impedir modificações drásticas.
A medida, que também funcionará para acessar a Conta do Google, visa combater roubos em que o criminoso já sabe o PIN, padrão ou senha de segurança usado e, anteriormente, poderia ter acesso a conteúdos e configurações importantes com isso.
Como confirmou a marca, a ferramenta já está disponível para smartphones da linha Pixel e dispositivos Samsung que já estejam atualizados para a One UI 7.0. A ideia é que o recurso seja habilitado em modelos de outras fabricantes, conforme o update do Android 16 seja liberado.
Há outras duas novidades de segurança importantes que chegam ao Brasil: novos celulares que comecem a ser vendidos no país nos próximos meses sairão de fábrica com as funções de Proteção Contra Roubo e Bloqueio de Aparelho Offline ativadas por padrão — o mercado brasileiro será o primeiro a receber essa mudança.
Enquanto a primeira bloqueia o smartphone quando detecta movimentos bruscos, a segunda ativa o bloqueio ao detectar que as conexões de rede foram perdidas, impedindo que os criminosos mantenham acesso na ocasião de desligarem o 5G e o Wi-Fi, por exemplo. Até o momento, ambas precisavam ser ativadas manualmente para funcionarem.
Já a segunda é uma parceria firmada entre o Google e a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), pela qual os policiais passarão a ter o Google Localizador instalado nos celulares de trabalho. Os agentes serão orientados a permitir que pessoas que tenham sido vítimas de roubo acessem a plataforma e bloqueiem remotamente seus dispositivos.
Com isso, o atendimento seria mais ágil e possibilitaria que as chances de recuperação dos telefones aumentem. A possibilidade de usar outros recursos da plataforma também está sendo estudada.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários