LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
Registre-se
Page 1 of 2 12 ÚltimaÚltima
Resultados de 1 a 30 de 57
  1. #1
    Membro Senior
    Membro desde
    Apr 2013
    Posts
    188,885

    Detetive TudoCelular: Anatel retém ao menos nove tipos de importados para homologação

    A coluna Detetive TudoCelular foi atrás de mais informações para complementar o assunto com mais detalhes.

    Clique aqui para ler a notícia completa.


  2. #2
    Membro Senior
    Membro desde
    Dec 2016
    Posts
    2,031
    NENHUM celular está sendo retido para homologação! Todos os importados decentes JÁ POSSUEM REGISTRO NO GSM e por isso PODEM ser usados tranquilamente por aqui. Essas notícias a respeito de celulares tendo pagar taxa para homologação SÃO APENAS PRA DAR AUDIÊNCIA! Ridículos!!!

  3. #3
    Membro Senior
    Membro desde
    Nov 2017
    Localização
    Fortaleza-CE
    Posts
    8,133
    Quote Originally Posted by FAIL View Post
    NENHUM celular está sendo retido para homologação! Todos os importados decentes JÁ POSSUEM REGISTRO NO GSM e por isso PODEM ser usados tranquilamente por aqui. Essas notícias a respeito de celulares tendo pagar taxa para homologação SÃO APENAS PRA DAR AUDIÊNCIA! Ridículos!!!

    Depende, os Elephone e Umidigi da vida tão correndo risco de serem levados para ser homologados!

  4. #4
    Membro Senior ShrekRussiaBR's Avatar
    Membro desde
    Feb 2018
    Localização
    Capital da República de Curitiba
    Posts
    14,780

    O que você acha da nova prática da Anatel? Já passou ou conhece
    alguém que tenha acontecido um caso do tipo? Relate para a gente no
    espaço abaixo

    É uma prática abusiva! Contra o direito do consumidor... uma vez que comprou fora do Brasil, já possui o registro de GSM homologado para uso aqui no Brasil, não é a toa que as lojas internacionais avisam se há banda utilizável no nosso território.

  5. #5
    Membro Senior
    Membro desde
    Dec 2016
    Posts
    2,031
    Quote Originally Posted by techmicrosoft View Post
    Depende, os Elephone e Umidigi da vida tão correndo risco de serem levados para ser homologados!
    Me cite um caso concreto onde isso de fato ocorreu, pq até agora eu não tenho conhecimento.

  6. #6
    Membro Senior
    Membro desde
    Nov 2017
    Localização
    Fortaleza-CE
    Posts
    8,133
    Quote Originally Posted by FAIL View Post
    Me cite um caso concreto onde isso de fato ocorreu, pq até agora eu não tenho conhecimento.
    Também não tenho conhecimento, mas é quase certo que seja levado, já que essas marcas chinesas não são muito conhecidas, logo os dispositivos delas não tem homologação!

  7. #7
    Membro Senior
    Membro desde
    Dec 2016
    Posts
    2,031
    Quote Originally Posted by techmicrosoft View Post
    Também não tenho conhecimento, mas é quase certo que seja levado, já que essas marcas chinesas não são muito conhecidas, logo os dispositivos delas não tem homologação!
    Os dispositivos chineses não tem homologação? %uD83D%uDE02 Kkkk Minha dica é: Pesquise antes de falar besteira!%uD83E%uDD28

  8. #8
    Membro Senior Skroll_Mene's Avatar
    Membro desde
    Jun 2018
    Localização
    Internet, Brasil
    Posts
    668
    Quote Originally Posted by techmicrosoft View Post
    Também não tenho conhecimento, mas é quase certo que seja levado, já que essas marcas chinesas não são muito conhecidas, logo os dispositivos delas não tem homologação!
    Eles têm homologação sim, não todos, mas marcas grandes como Xiaomi, Huawei, OnePlus, Meizu, entre outras possuem homologação no TENAA que é a agência de telecomunicações da China.

  9. #9
    Membro Senior Skroll_Mene's Avatar
    Membro desde
    Jun 2018
    Localização
    Internet, Brasil
    Posts
    668
    Quote Originally Posted by FAIL View Post
    Me cite um caso concreto onde isso de fato ocorreu, pq até agora eu não tenho conhecimento.
    Paciência, o TudoCelular só tá falando que produtos correm o risco de confisco para análise e possível homologação (do contrário análise e possível destruição), mas não de relatos.

  10. #10
    Membro Senior Skroll_Mene's Avatar
    Membro desde
    Jun 2018
    Localização
    Internet, Brasil
    Posts
    668
    O que eu queria saber é:

    Produtos homologações por outras agências tem de passar por essa homologação da Anatel?

  11. #11
    Membro
    Membro desde
    Jul 2018
    Localização
    Jaguapitã-PR
    Posts
    326
    Pelo que eu entendi (me corrijam se estiver errado), a gente já paga uma taxa de importação/correios, e ainda tem q desembolsar mais 200 conto?
    Se for assim vão pra puta que o pariu, se não, mals ae.

  12. #12
    Banned
    Membro desde
    Oct 2014
    Posts
    657
    Esse país é uma bagunça do baralho. Pela fé

  13. #13
    Membro Senior
    Membro desde
    Dec 2016
    Posts
    2,031
    Uma lida minuciosa nessas perguntas e respostas da Anatel informal INFINITAMENTE MAIS do que matérias como essa que são apenas CAÇA CLIQUES ea DESINFORMAÇÃO GRATUITA: http://www.anatel.gov.br/celularlegal/?Itemid=523

  14. #14
    Membro Senior
    Membro desde
    Dec 2016
    Posts
    2,031
    "Há alguma possibilidade de uso de produto de telecomunicação aceito no Brasil sem certificação expedida pela Anatel?
    Sim, a regulamentação da Anatel, no art. 67 do anexo à Resolução n.º 242/2000, prevê uma exceção de uso em território nacional quando se trata de produtos de telecomunicação do tipo portátil, classificáveis como integrantes de sistemas pessoais, de uso global ou regional.

    Nesta situação, o uso dos aparelhos é aceito desde que esteja certificado por uma Administração estrangeira que dê tratamento recíproco ou integre Memorando de Entendimento do qual o Brasil seja signatário."

    Principalmente o último parágrafo responde sua pergunta. Não precisam passar pela homologação da Anate desde que atendam as exigências da mesma.

  15. #15
    Membro Senior
    Membro desde
    Dec 2016
    Posts
    2,031
    Para não correr riscos, a quais detalhes o usuário deve ficar atento ao comprar um aparelho?
    Deve-se verificar se o aparelho celular possui certificação expedida OU ACEITA pela Anatel, pelo Sistema de Certificação e Homologação - SCH. Além disso, é importante exigir a nota fiscal e o termo de garantia.

    Outra providência que pode ser adotada é checar se o número do IMEI que aparece na tela do celular (para descobrir qual o número IMEI, basta digitar o código *#06#) é o mesmo exibido na caixa do aparelho.

    É recomendável, ainda, consultar o IMEI no portal do Celular Legal para verificar se já não há algum impedimento registrado para o aparelho, mesmo que se trate de aparelho novo. Consulte sua situação.

    Atenção! Celulares que utilizam mais de um SIM Card (chip) possuem um IMEI para cada um deles, sendo necessário verificar cada um dos IMEIs.

    Para os equipamentos vendidos no Brasil, é necessário, ainda, verificar a presença do selo ou número de certificação da Anatel no corpo do aparelho ou em seu manual de instruções.

    Recomenda-se, por fim, adquirir aparelhos de um fornecedor idôneo, pois em caso de problemas o consumidor terá a quem recorrer.

    Última atualização em 30 de Outubro de 2018

  16. #16
    Membro Senior EdsonCDS's Avatar
    Membro desde
    Nov 2015
    Localização
    Brasil
    Posts
    7,297
    Ou seja, a partir de 2019 só aparelhos nacional, importados correrá o risco de perda do produto ou dinheiro em até 70% de chances

  17. #17
    Banned
    Membro desde
    Oct 2014
    Posts
    657
    Acho que tá bem claro. Mas em se tratando de Brasil.
    21) Há alguma possibilidade de uso de produto de telecomunicação aceito no Brasil sem certificação expedida pela Anatel?Sim, a regulamentação da Anatel, no art. 67 do anexo à Resolução n.º 242/2000, prevê uma exceção de uso em território nacional quando se trata de produtos de telecomunicação do tipo portátil, classificáveis como integrantes de sistemas pessoais, de uso global ou regional.Nesta situação, o uso dos aparelhos é aceito desde que esteja certificado por uma Administração estrangeira que dê tratamento recíproco ou integre Memorando de Entendimento do qual o Brasil seja signatário.Esta condição permite apenas o uso, desde que não esteja em desacordo com as demais Regulamentações do Brasil, sendo a comercialização destes equipamentos expressamente vedada.Apesar de ser permitido o uso nesta circunstância, a Agência recomenda fortemente que não sejam utilizados equipamentos sem o selo da Anatel, sendo de inteira responsabilidade do consumidor quaisquer problemas ou incompatibilidades que possam ocorrer com o produto utilizado nessa condição.Última atualização em 30 de Outubro de 2018

  18. #18
    Membro Senior EdsonCDS's Avatar
    Membro desde
    Nov 2015
    Localização
    Brasil
    Posts
    7,297
    Isto está cheirando as empresas nacional, perceberam que as vendas estão caindo devido ao alto índice de importação, e estão precionando a Anatel para fazer alguma coisa

  19. #19
    Membro Senior
    Membro desde
    Dec 2016
    Posts
    2,031
    Quote Originally Posted by EdsonCDS View Post
    Ou seja, a partir de 2019 só aparelhos nacional, importados correrá o risco de perda do produto ou dinheiro em até 70% de chances
    NADA A VER!!! É assim que surgem as fakes news...

  20. #20
    Membro Senior EdsonCDS's Avatar
    Membro desde
    Nov 2015
    Localização
    Brasil
    Posts
    7,297
    Quote Originally Posted by FAIL View Post
    NADA A VER!!! É assim que surgem as fakes news...
    Nada de fake news, está é minha opinião

  21. #21
    Membro Senior
    Membro desde
    Dec 2016
    Posts
    2,031
    PESQUISE ANTES FALAR OU ACREDITAR EM

  22. #22
    Membro Senior EdsonCDS's Avatar
    Membro desde
    Nov 2015
    Localização
    Brasil
    Posts
    7,297
    Quote Originally Posted by ruberlan View Post
    Acho que tá bem claro. Mas em se tratando de Brasil.
    21) Há alguma possibilidade de uso de produto de telecomunicação aceito no Brasil sem certificação expedida pela Anatel?Sim, a regulamentação da Anatel, no art. 67 do anexo à Resolução n.º 242/2000, prevê uma exceção de uso em território nacional quando se trata de produtos de telecomunicação do tipo portátil, classificáveis como integrantes de sistemas pessoais, de uso global ou regional.Nesta situação, o uso dos aparelhos é aceito desde que esteja certificado por uma Administração estrangeira que dê tratamento recíproco ou integre Memorando de Entendimento do qual o Brasil seja signatário.Esta condição permite apenas o uso, desde que não esteja em desacordo com as demais Regulamentações do Brasil, sendo a comercialização destes equipamentos expressamente vedada.Apesar de ser permitido o uso nesta circunstância, a Agência recomenda fortemente que não sejam utilizados equipamentos sem o selo da Anatel, sendo de inteira responsabilidade do consumidor quaisquer problemas ou incompatibilidades que possam ocorrer com o produto utilizado nessa condição.Última atualização em 30 de Outubro de 2018
    Até aí beleza, mas o problema é que estão entrando no Brasil em uma quantidade expressiva, afetando o nacional, acredito eu

  23. #23
    Membro Senior EdsonCDS's Avatar
    Membro desde
    Nov 2015
    Localização
    Brasil
    Posts
    7,297
    Quote Originally Posted by FAIL View Post
    PESQUISE ANTES FALAR OU ACREDITAR EM
    O TC já está fazendo isso pra nós

  24. #24
    Membro Senior felipejb's Avatar
    Membro desde
    May 2016
    Posts
    2,090
    Quote Originally Posted by FAIL View Post
    PESQUISE ANTES FALAR OU ACREDITAR EM
    querido, o seu nome de usuário já diz tudo. nós entramos em contato com a própria anatel para fazer essa matéria.

  25. #25
    Membro Senior felipejb's Avatar
    Membro desde
    May 2016
    Posts
    2,090
    Quote Originally Posted by FAIL View Post
    Uma lida minuciosa nessas perguntas e respostas da Anatel informal INFINITAMENTE MAIS do que matérias como essa que são apenas CAÇA CLIQUES ea DESINFORMAÇÃO GRATUITA: http://www.anatel.gov.br/celularlegal/?Itemid=523
    colega, esse link é sobre o celular legal, que nada tem a ver com a matéria em questão. celular legal = bloqueio de aparelhos piratas. a matéria fala sobre a homologação de produtos importados, que não necessariamente são smartphones.
    seu nome de usuário casa muito bem com a sua pessoa, né?

  26. #26
    Banned
    Membro desde
    Oct 2014
    Posts
    657
    Quote Originally Posted by EdsonCDS View Post
    Até aí beleza, mas o problema é que estão entrando no Brasil em uma quantidade expressiva, afetando o nacional, acredito eu
    Faz todo sentido o que vc falou. Isso é a cara da industria nacional tentando se proteger de maneira "lícita".

  27. #27
    Membro Senior DenteVermelho's Avatar
    Membro desde
    Jun 2017
    Posts
    618
    No forum importabr existe vários casos de encomendas de drones e tv box indo parar na Anatel, smartphone não.

  28. #28
    Membro Senior
    Membro desde
    Dec 2016
    Posts
    2,031
    Quote Originally Posted by EdsonCDS View Post
    Nada de fake news, está é minha opinião
    Sua opinião está ERRADA!

  29. #29
    Membro Senior
    Membro desde
    Dec 2016
    Posts
    2,031
    Quote Originally Posted by felipejb View Post
    colega, esse link é sobre o celular legal, que nada tem a ver com a matéria em questão. celular legal = bloqueio de aparelhos piratas. a matéria fala sobre a homologação de produtos importados, que não necessariamente são smartphones.
    seu nome de usuário casa muito bem com a sua pessoa, né?
    Aprenda a interpretar um texto e você verá a relação!

  30. #30
    Membro Senior
    Membro desde
    Dec 2016
    Posts
    2,031
    Quote Originally Posted by felipejb View Post
    querido, o seu nome de usuário já diz tudo. nós entramos em contato com a própria anatel para fazer essa matéria.
    Vocês podem ter entrado em contato até com o diabo... Existe regulamentação pra isso. Onde está a fonte da sua matéria? O artigo em que se baseia sua fake news?