LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: Anatel retém ao menos nove tipos de importados para homologação

30 de outubro de 2018 56

Na última semana, uma matéria do site Mobizoo revelou uma nova prática da Anatel em relação a produtos importados: a agência estava retendo as encomendas dos Correios para homologação, além de cobrar uma taxa de R$ 200 para o procedimento.

Caso o produto não possa receber a certificação do órgão regulador nacional, ele poderá ser devolvido ao país de origem ou até destruído. O TudoCelular entrou em contato com a Anatel para esclarecer o assunto.

É importante ressaltar que esta matéria não engloba o programa Celular Legal de bloqueio de celulares piratas - o qual já abordamos em outra coluna Detetive TudoCelular -, e sim a retenção de produtos importados - não somente smartphones -, com encaminhamento pelos Correios, para homologação no território nacional.

Nove tipos de eletrônicos

Em contato com a assessoria Anatel, a entidade explicou que são todos os equipamentos de telecomunicações passíveis de homologação no Brasil, além de outros produtos que utilizam Bluetooth, Wi-Fi, rede celular ou outras transmissões de radiofrequência.

A agência citou nove exemplos de eletrônicos importados que se enquadram na lista de elegíveis para o procedimento:

  • Telefones celulares*
  • TV Box
  • Drones
  • Rádios de comunicação
  • Teclados sem fio
  • Mouses sem fio
  • Roteadores
  • Dongles Wi-Fi
  • Microfones sem fio.

*O TudoCelular aguarda uma resposta da Anatel sobre quais os celulares que estão sendo retidos. Ao que tudo indica, não são aparelhos de marcas famosas, como Xiaomi, OnePlus e outras.

Quando o produto será devolvido ou destruído?

Ainda no comunicado enviado a este espaço, a Anatel afirmou que o produto será devolvido à origem ou destruído caso não possua características seguras ou seja incompatível com o uso das radiofrequências designadas no país.

O entendimento, nesses casos, é que o eletrônico o qual se encaixe na situação citada não pode ser usado no Brasil, nem homologado.

Produto homologado com sucesso

Caso a mercadoria vinda de fora do país consiga receber a certificação por parte da Agência Nacional de Telecomunicações, o responsável da importação direta receberá a informação por meio dos Correios.

O processo de homologação, a partir do momento da retenção do produto, será feito dentro de 10 dias.

Outras dúvidas

Esta coluna também fez outros questionamentos à Anatel, como a necessidade de uma certificação nacional de um produto já homologado em outros mercados. Ou ainda se um mesmo eletrônico precisará passar pelo procedimento a cada compra de consumidores diferentes, ou, caso passe uma vez pelo processo, não precisará mais ser retido. Contudo, a agência ainda não esclareceu esses pontos.

O Detetive TudoCelular também tentou entrar em contato com outras empresas, como Correios, PROTESTE e Procon, para saber o posicionamento delas a respeito do tema. Até o momento, este espaço não obteve resposta ou não conseguiu falar com os órgãos.

Nós continuaremos em busca de mais informações a você, leitor. Caso haja novidades por parte das companhias contatadas, iremos atualizá-lo de todos os detalhes.

O que você acha da nova prática da Anatel? Já passou ou conhece alguém que tenha acontecido um caso do tipo? Relate para a gente no espaço abaixo.

*Agradeço a colaboração de Daniel Justino para a produção desta coluna.


56

Comentários

Detetive TudoCelular: Anatel retém ao menos nove tipos de importados para homologação
  • Temos também a questão do peso sobre os drones também tipo o midrone 4k entre o produto e a embalagem dá 5kg mas porém é xiaomi creio que também já vem regulamentado por ser uma marca conhecida

      • Creio eu também drones de marcas conhecidas como hubsan, dji etc...

          • Vamos ter que comprar no ML... Mesmo, babou geral%uD83E%uDD2C

              • E devolveu para Receita Federal..

                  • Queria colocar o print dos correios aqui para todos verem oq aconteceu com meu tv Box . Anatel não aceitou .

                      • Eu espero nem ser taxado e muito menos ter o meu MI8 Se retido pela Anatel, pra tal homologação!

                          • Xiaomi, oneplus, Huawei entre outros já são homologados pela agência reguladora da união européia, tal certificação é universal e vale para todo o globo, acredito que se realmente isso acontecer com smarphones será com as pequenas fabricantes.

                            • Sim; eu comprei um drone de uma marca ja legalisada na america do norte, com muitas unidades do mesmo no Brasil, os quais não foram taxados por omologação.
                              Paguei os impostos na RF, um baita de um ICMS de Minas Gerais ( são vorazes viu) e a tal taxa da anatel.
                              Sinceramente não acredito nas alegações da agencia, até porque, credibilidade em orgãos publicos neste país, é piada.
                              Creio sim, em arrecadações indevidas para reposição de caixa.
                              Caso tivece procedendia as justificativas, teriamos problemas a tempos com os ns aparelhos ja em uso no país.
                              É lamentavel o espropiar dos seus cidadãos, direitos constituidos com alegações não veridicas e improvadas, e não temos a quem recorrer.

                              • Isso é um absurdo!

                                  • peraí, anatel avisa que vai reter mas não divulga os procedimentos? Fantástico o repórter ter questionado a anatel e extremamente decepcionante ver que não divulgaram quase nenhuma informação.

                                      • Eh igual perguntar aos correios que apos 3 meses de e.p eles investiram em algum coisa. Correios e anatel so trabalham para eles mesmos, para os bolsos do governo e deles.

                                        • É apenas uma represália à prática da importação, que só cresce, e o mercado brasileiro já sente o baque. Nunca se importou antes como hoje.

                                            • não é não, esta certíssima anatel, e acho que deveria ser o dobro, ou o triplo, essa taxa vai para produtos de quinta categoria, por exemplo aqueles celulares de 200 reais que compram la, dai o cidadão usa aqui como é de baixa qualidade o 3g é uma M. ai ele fala mal da companhia de celular e ainda liga pra reclamar.

                                              • As grandes marcas chinesas são omologadas pela GSM empresa internacional de homologação ou seja celulares que são fabricados para serem vendidos por todo mundo tem homologação GSM . O padrão GSM é aceito no Brasil até porque a Anatel é subordinada a GSM pois o mesmo padrão de homologação e exigido do Brasil para exportação de produtos de rádio frequência. Drones vão prA Anatel a anos TV box tá indo por loby das empresas de tv a cabo mais celulares de grandes marcas que é o foco da postagem passa pois estão homologados. Tenho certeza que a tudo celular sabe disso mais prefere aderir a desinformação em troca de cliques.

                                                • felipejb, ao comunicar uma "matéria" como essa era só você, ter esclarecido que não é para todos os smartphones, no parágrafo 21),cito pelo FAIL, ele tem toda razão, configura-se no mesmo caso de estrangeiros com celular no Brasil, só tenham que, colocar o chip dá localidade de onde estão, minha filha foi pra Itália %uD83C%uDDEE%uD83C%uDDF9, e foi o que acorreu, teve que trocar o chip agora, se não ia funcionar é uma questão particular do celular, por ser ou não compatível com frequência da quela nação, não que a agência daquela nação tem o direito de terromper ou bloquear aquele celular é isso que está bem claro lá, dá maneira que vocês colocaram aqui, só vai deixar muitos que não buscam melhor as informações do jeito que ficou por exemplo o Ojulianoaraujo, Edson CDs e outros tantos que não conferirem corretamente essa "matéria" é isso %u2049

                                                    • estamos ajustando o texto pra ficar mais claro

                                                      não entendi seu ponto. são aparelhos que um residente no brasil compra de fora e chega pelos correios que vão pra anatel. ainda estamos tentando tirar dela maiores informações sobre o tipo de celulares que estão sendo analisados, mas ao que tudo indica pelos relatos de pessoas que passaram por isso, são aparelhos de marcas menos conhecidas.

                                                      no mais, tá bem difícil de entender sua colocação. que que tem a ver quem vai pra itália e põe um chip no aparelho a ver com a história? são produtos NOVOS que chegam aqui para serem entregues pelos correios, não aparelhos que chegam com as pessoas, no bolso...

                                                      • Ei anatel, Vai vai tomar no cú, caralho. Vai fuder a vida dos outros que são ricos, deixa eu que sou pobre comprar meus produtos baratos, bando de bandidos.

                                                          • ANATEL vai toma no cu

                                                              • No forum importabr existe vários casos de encomendas de drones e tv box indo parar na Anatel, smartphone não.

                                                                  • PESQUISE ANTES FALAR OU ACREDITAR EM

                                                                    • Isto está cheirando as empresas nacional, perceberam que as vendas estão caindo devido ao alto índice de importação, e estão precionando a Anatel para fazer alguma coisa

                                                                        • Acho que tá bem claro. Mas em se tratando de Brasil.
                                                                          21) Há alguma possibilidade de uso de produto de telecomunicação aceito no Brasil sem certificação expedida pela Anatel?Sim, a regulamentação da Anatel, no art. 67 do anexo à Resolução n.º 242/2000, prevê uma exceção de uso em território nacional quando se trata de produtos de telecomunicação do tipo portátil, classificáveis como integrantes de sistemas pessoais, de uso global ou regional.Nesta situação, o uso dos aparelhos é aceito desde que esteja certificado por uma Administração estrangeira que dê tratamento recíproco ou integre Memorando de Entendimento do qual o Brasil seja signatário.Esta condição permite apenas o uso, desde que não esteja em desacordo com as demais Regulamentações do Brasil, sendo a comercialização destes equipamentos expressamente vedada.Apesar de ser permitido o uso nesta circunstância, a Agência recomenda fortemente que não sejam utilizados equipamentos sem o selo da Anatel, sendo de inteira responsabilidade do consumidor quaisquer problemas ou incompatibilidades que possam ocorrer com o produto utilizado nessa condição.Última atualização em 30 de Outubro de 2018

                                                                            • Até aí beleza, mas o problema é que estão entrando no Brasil em uma quantidade expressiva, afetando o nacional, acredito eu

                                                                                • Faz todo sentido o que vc falou. Isso é a cara da industria nacional tentando se proteger de maneira "lícita".

                                                                                    • na verdade é licita porém n está em lei é o método de proteger contra o dumping porque a compra de produtos importados enfraquece o valor de nossa moeda, é que o governo e os governantes "eram" burros demais para pensar que para conseguir mais tem que diminuir preços e não elevá-los para o governo interessa mexer com as coisas do exterior do que reduzir porque a "economia" ganham 2x mais

                                                                                  • Ou seja, a partir de 2019 só aparelhos nacional, importados correrá o risco de perda do produto ou dinheiro em até 70% de chances

                                                                                    • Para não correr riscos, a quais detalhes o usuário deve ficar atento ao comprar um aparelho?
                                                                                      Deve-se verificar se o aparelho celular possui certificação expedida OU ACEITA pela Anatel, pelo Sistema de Certificação e Homologação - SCH. Além disso, é importante exigir a nota fiscal e o termo de garantia.

                                                                                      Outra providência que pode ser adotada é checar se o número do IMEI que aparece na tela do celular (para descobrir qual o número IMEI, basta digitar o código *#06#) é o mesmo exibido na caixa do aparelho.

                                                                                      É recomendável, ainda, consultar o IMEI no portal do Celular Legal para verificar se já não há algum impedimento registrado para o aparelho, mesmo que se trate de aparelho novo. Consulte sua situação.

                                                                                      Atenção! Celulares que utilizam mais de um SIM Card (chip) possuem um IMEI para cada um deles, sendo necessário verificar cada um dos IMEIs.

                                                                                      Para os equipamentos vendidos no Brasil, é necessário, ainda, verificar a presença do selo ou número de certificação da Anatel no corpo do aparelho ou em seu manual de instruções.

                                                                                      Recomenda-se, por fim, adquirir aparelhos de um fornecedor idôneo, pois em caso de problemas o consumidor terá a quem recorrer.

                                                                                      Última atualização em 30 de Outubro de 2018

                                                                                        • Uma lida minuciosa nessas perguntas e respostas da Anatel informal INFINITAMENTE MAIS do que matérias como essa que são apenas CAÇA CLIQUES ea DESINFORMAÇÃO GRATUITA: http://www.anatel.gov.br/celularlegal/?Itemid=523

                                                                                            • colega, esse link é sobre o celular legal, que nada tem a ver com a matéria em questão. celular legal = bloqueio de aparelhos piratas. a matéria fala sobre a homologação de produtos importados, que não necessariamente são smartphones.
                                                                                              seu nome de usuário casa muito bem com a sua pessoa, né?

                                                                                            • Esse país é uma bagunça do baralho. Pela fé

                                                                                                • Pelo que eu entendi (me corrijam se estiver errado), a gente já paga uma taxa de importação/correios, e ainda tem q desembolsar mais 200 conto?
                                                                                                  Se for assim vão pra puta que o pariu, se não, mals ae.

                                                                                                    • O que eu queria saber é:

                                                                                                      Produtos homologações por outras agências tem de passar por essa homologação da Anatel?

                                                                                                        • "Há alguma possibilidade de uso de produto de telecomunicação aceito no Brasil sem certificação expedida pela Anatel?
                                                                                                          Sim, a regulamentação da Anatel, no art. 67 do anexo à Resolução n.º 242/2000, prevê uma exceção de uso em território nacional quando se trata de produtos de telecomunicação do tipo portátil, classificáveis como integrantes de sistemas pessoais, de uso global ou regional.

                                                                                                          Nesta situação, o uso dos aparelhos é aceito desde que esteja certificado por uma Administração estrangeira que dê tratamento recíproco ou integre Memorando de Entendimento do qual o Brasil seja signatário."

                                                                                                          Principalmente o último parágrafo responde sua pergunta. Não precisam passar pela homologação da Anate desde que atendam as exigências da mesma.

                                                                                                          • Também não tenho conhecimento, mas é quase certo que seja levado, já que essas marcas chinesas não são muito conhecidas, logo os dispositivos delas não tem homologação!

                                                                                                            • O que você acha da nova prática da Anatel? Já passou ou conhece
                                                                                                              alguém que tenha acontecido um caso do tipo? Relate para a gente no
                                                                                                              espaço abaixo

                                                                                                              É uma prática abusiva! Contra o direito do consumidor... uma vez que comprou fora do Brasil, já possui o registro de GSM homologado para uso aqui no Brasil, não é a toa que as lojas internacionais avisam se há banda utilizável no nosso território.

                                                                                                                • NENHUM celular está sendo retido para homologação! Todos os importados decentes JÁ POSSUEM REGISTRO NO GSM e por isso PODEM ser usados tranquilamente por aqui. Essas notícias a respeito de celulares tendo pagar taxa para homologação SÃO APENAS PRA DAR AUDIÊNCIA! Ridículos!!!

                                                                                                                  Android

                                                                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                  Android

                                                                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                  Windows

                                                                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                  Economia e mercado

                                                                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista