
Google 25 Out
No começo de outubro, o Google anunciou um novo recurso para o serviço Fotos: os Live Albums. São galerias atualizadas automaticamente com fotos que a inteligência artificial detecta como sendo uma pessoa ou um animal de estimação, por exemplo. São agregadas todas as fotos com o mesmo rosto, inclusive as tiradas depois da criação do álbum.
Mas a empresa não divulgou um detalhe que muitos usuários consideraram importante: essas galerias possuem um limite de fotos. Não é pouca coisa, são 10.000 imagens. Mas, se você faz backup de todas as suas fotografias no Google Fotos há alguns anos, é bem capaz que já tenha essa quantidade de imagens de alguém importante na sua vida guardado por lá.
Quando essa quantidade - que não é pouca coisa, mas na era digital é muito comum acumular muitas fotos de uma mesma pessoa - é atingida, a atualização automática do álbum ao vivo é pausada. O usuário até recebe um aviso. Tudo bem legal, exceto que o Google não havia informado sobre esse limite.
E aí, quando alguns usuários viram que teriam que voltar a procurar as imagens mais novas de um ente querido da maneira antiga - ou seja, procurando entre as milhares de fotos na biblioteca - foram reclamar muito no fórum. E a coisa piora porque o Live Album permite fazer galerias com mais de uma pessoa, o que aumenta as chances de atingir as 10.000 fotos.
Para explicar melhor o problema, deixamos a palavra com o Android Police:
Live Albums adicionam todas as fotos de qualquer pessoa selecionada, independente de data, local, com quem ela está, qualidade, se tem outras fotos parecidas... Google não limpa automaticamente o álbum de fotos mal tiradas ou embaçadas - a seleção de boas fotografias via IA só funciona em um Smart Display ou Chromecast.
Também não é possível selecionar uma data de início ou término para o álbum, nem deixa limitar pelas mais recentes, restringir para fotos com todas as pessoas juntas, ou criar algum filtro que poderia afetar o tamanho do álbum.
Ou seja, mesmo que você queria dividir as fotos de uma mesma pessoa em dois álbuns diferentes, digamos, até uma data específica e a partir dela, o Google não permite. A seleção é de todas as imagens com aquele rosto e pronto.
Na página de ajuda do Google, o usuário descobre que, de fato, há um limite de 10 mil fotos para qualquer álbum dentro do aplicativo. Se o álbum criado for compartilhado com outra pessoa, cada usuário pode selecionar até 10 mil imagens.
Criar e editar álbuns de fotos
Você pode criar, editar e adicionar itens como mapas e texto nos seus álbuns de fotos.
- É possível adicionar até 10.000 fotos ou vídeos a um álbum particular.
- Em um álbum compartilhado, cada pessoa pode adicionar até 10.000 fotos ou vídeos, até que o álbum tenha 20.000 itens.
- Se você tem um álbum grande, alguns recursos podem estar indisponíveis.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários