LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pixel 3 e iPhone XR superam com folga OnePlus 6T e Galaxy S9 em câmera e multimídia

20 de dezembro de 2018 125

Depois de tantos pedidos e uma semana de votação, estamos aqui com o Pixel 3 para ver se ele realmente entrega a melhor câmera do ano, como é prometido pela Google. Também incluímos aqui o OnePlus 6T, que vem sendo eleito como o melhor smartphone de 2018 por alguns. E claro que não poderíamos deixar de fora o iPhone XR e o Galaxy S9, tidos como umas das melhores opções em flagships disponíveis no Brasil.

Aproveitamos ainda para incluir testes de gravação de vídeos e também de exibição dos displays e qualidade sonora, buscando demonstrar qual modelo é o melhor não apenas para registrar como para exibir as cenas.

Especificações técnicas
Pixel 3 iPhone XR OnePlus 6T Galaxy S9
Resolução 12.2 MP 12 MP 16 MP + 20 MP 12 MP
Abertura f/1.8 f/1.8 f/1.7 + f/1.7 f/1.5 e f/2.4
Tamanho do pixel 1.4 µm 1.4 µm 1.22 µm + 1.0 µm 1.4 µm
Câmera frontal 8 MP + 8 MP
f/1.8 + f/2.2
7 MP
f/2.2
16 MP
f/2.0
8 MP
f/1.7

As fotos foram capturadas com os smartphones em modo automático e resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. Com isso, a escolha por usar HDR, IA ou qualquer outro recurso ficou inteiramente por parte do software da câmera de cada modelo, assim como acontece com a maioria dos usuários.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

  • Smartphone 1: iPhone XR
  • Smartphone 2: Pixel 3
  • Smartphone 3: OnePlus 6T
  • Smartphone 4: Galaxy S9
75.7 x 150.9 x 8.3 mm
6.1 polegadas - 1792x828 px
68.2 x 145.6 x 7.9 mm
5.5 polegadas - 2160x1080 px
74.8 x 157.5 x 8.2 mm
6.41 polegadas - 2340x1080 px
68.7 x 147.7 x 8.5 mm
5.8 polegadas - 2960x1440 px
Ir para página de comparação

Os resultados listados mais abaixo são fruto da seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicado o método de pontuação, seguimos para os resultados!

Ambiente diurno

O primeiro cenário temos uma paisagem ensolarada, para capturar detalhes da natureza e objetos distantes como a ponte lá no fundo. O iPhone XR foi o que entregou a melhor imagem no geral, em temos de iluminação e contraste. O Pixel 3 acabou exagerando no contraste, o que deixou as sombras muito exageradas, resultando em imagem mais escura. OnePlus 6T e Galaxy S9 brigam pela terceira colocação.

Ao capturar foto de objeto à sombra, vemos que o iPhone XR e Galaxy S9 tendem a saturar mais as cores, resultando em imagem com tom amarelado. O Pixel 3 entregou um balanço de branco mais acertado, mas registrou menos detalhes que o modelo da Maçã. O OnePlus 6T foi o que registrou o menor nível de detalhes dos quatro, mesmo com sua câmera com resolução superior.

Ao usar zoom digital de 4x para aproximar um objeto distante vemos que o Pixel 3 foi o que entregou a melhor qualidade, mas como aconteceu anteriormente, exagerou no contraste deixando as folhas da árvore mais escuras. O mesmo aconteceu como Galaxy S9, que também exagerou no pós-processamento. No geral, o OnePlus 6T entregou um resultado mais agradável, superando a foto capturada pelo iPhone XR.

Mesmo com apenas o OnePlus 6T trazendo câmera dupla na traseira, todos os demais oferecem a possibilidade de desfocar o fundo dos cenários, o famoso efeito bokeh. Curiosamente, o modelo chinês foi o que entregou o resultado mais suave, com um leve desfoque. Aqui o iPhone XR foi o que se saiu melhor, enquanto o Pixel 3 exagerou no efeito.

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6

Foto 7

Ambiente interno

Partindo agora para iluminação artificial, vemos o cenário mudar. Aqui o iPhone XR e Galaxy S9 brigam pela melhor qualidade, com o modelo da Samsung entregando uma foto mais clara. O Pixel 3 apresentou a imagem mais escura dos quatro, mas manteve um maior nível de detalhes que o modelo da OnePlus.

Em macro com iluminação artificial temos ótima qualidade para o iPhone XR e Pixel 3, com uma pequena vantagem para o modelo da Apple por registrar uma foto mais clara. Aqui o OnePlus 6T foi o que entregou o pior resultado, enquanto o Galaxy S9 foi o que registrou a imagem mais clara, mas com perda acentuada de detalhes.

Foto 8

Foto 9

Ambiente noturno

Ao cair a noite vemos a câmera do Pixel 3 se sobressair. O aparelho da Google foi de longe o que registrou a melhor macro com pouca luz, deixando o Galaxy S9 em segundo. O iPhone XR perdeu contraste, resultando em foto com tons sem vida. O OnePlus 6T teve a imagem mais escura e com menor nitidez.

Em ambientes com pouca luz vemos uma vantagem na maior abertura focal do Galaxy S9 e OnePlus 6T, que registraram as fotos mais claras. Eles também apresentaram menos perdas de detalhes em objetos distantes do cenário, comparado ao que foi capturado pelos modelos da Apple e Google.

Foto 10

Foto 11

Foto 12

Selfies

Câmera frontal nunca foi o forte da Samsung, especialmente com seu modo forçado de embelezamento que destrói todos os detalhes das selfies. Aqui, o Pixel 3 e iPhone XR brigam pela vitória. O modelo da Google é o que entrega o resultado mais realista, mas muitos devem preferir o tom bronzeado gerado pelo modelo da Apple. Já o OnePlus 6T acaba ficando em terceiro.

Em cenário com pouca luz temos praticamente o mesmo resultado de antes. O Pixel 3 foi o que registrou a melhor selfie, mantendo todas as imperfeições da pele (o que pode ser algo ruim para alguns). O iPhone XR deu uma pequena retocada na foto, entregando um resultado mais agradável, enquanto OnePlus 6T e Galaxy S9 sofreram com iluminação e nível de detalhes (especialmente o modelo da Samsung).

Foto 13

Foto 14

Foto 15

Bônus

Fizemos um embate especial entre Pixel 3 e OnePlus 6T com ambos utilizando o modo noturno, e pelo visto a fabricante chinesa ainda tem muito o que aprender se quiser sequer chegar perto da qualidade entregue pelo modelo da Google nesse cenário.

Temos imagens consideravelmente melhores no Pixel 3, ficando um adendo apenas para uma pequena superexposição na terceira cena, onde o esforço para recuperar informação do telhado acabou impactando na iluminação ao fundo.

Vale notar que o modo noturno do Pixel 3 é indicado até mesmo para outros tipos de cenas e mesmo para a câmera frontal (ô se é), mas isso é algo que vocês verão apenas no review completo que sai muito em breve. Stay tuned.

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Pontuação final

Somando todos os cenários, tivemos a seguinte pontuação (considerando apenas as fotos de 1 a 15, ou seja, sem o bônus):

  • iPhone XR: 412 pontos
  • Pixel 3: 420 pontos
  • OnePlus 6T: 340 pontos
  • Galaxy S9: 328 pontos

Vídeos

O Pixel 3 se destaca em fotos, mas em vídeos ele enfrenta maior concorrência dos seus rivais. O aparelho da Google filma com boa qualidade e entrega estabilização eficiente, mas a qualidade do áudio não é das melhores. O iPhone XR entrega melhor fluidez e estabilização, mas com áudio um pouco abafado. OnePlus 6T e Galaxy S9 capturam uma melhor qualidade de áudio, mas a estabilização do modelo da Samsung sofre um pouco.

Com a câmera frontal vemos vantagem para o modelo da Maçã, que além de gravar a 60 fps também entrega melhor estabilização que os demais. O Galaxy S9 ficou com o pior resultado, com imagem desequilibrada e com muitos tremidos. Aqui o OnePlus 6T se sai melhor do que o Pixel 3.

Ao gravar à noite, temos vídeos mais claros com o Pixel 3, porém com nível acentuado de ruídos. O Galaxy S9 foi o mais equilibrado, seguido do iPhone XR. O OnePlus 6T foi o que entregou a filmagem mais escura.

O mesmo acontece com a câmera frontal. Pixel 3 entrega a imagem mais clara, porém com muitos ruídos. O mesmo vemos no OnePlus 6T. O iPhone XR entregou a filmagem mais escura, deixando a vitória para o Galaxy S9, surpreendentemente.

Tela e som

O iPhone XR é o único com tela LCD do nosso comparativo, enquanto os demais trazem painel OLED (Pixel 3) ou AMOLED (OnePlus 6T e Galaxy S9). Ainda assim, a qualidade de imagem é ótima nos quatro aparelhos, entregando excelente nitidez e reprodução de cores.

A tela do OnePlus 6T atinge um brilho maior, o que ajuda o aparelho a entregar melhor visibilidade em ambiente externo, enquanto o modelo da Google foi o pior neste cenário. O Galaxy S9 também apresenta boa visibilidade, mas as bordas curvas da tela aumentam o nível de reflexos.

O Galaxy S9 é o que alcança o brilho mínimo mais baixo dos quatro, o que ajuda a usá-lo de forma mais confortável no escuro. Porém, o iPhone XR possui filtro de luz azul mais eficiente, o que reduz bastante a fadiga visual. O Pixel 3 é o que tem o brilho mais forte, sendo o menos indicado para ser usado em locais pouco iluminados.

Todos os modelos analisados entregam áudio estéreo. O Pixel 3 se destaca por ter duplo alto-falante frontal, o que resulta em um som mais envolvente do que temos nos demais. Por outro lado, o iPhone XR apresenta áudio mais detalhado, mas a diferença é pouca para os demais.

Aproveitamos ainda para medir o brilho máximo e mínimo de cada aparelho com uma imagem totalmente branca e outra totalmente preta, sendo usado um luxímetro digital que nos dá o valor em lux.

Brilho máximo com imagem preta

  • iPhone XR: 3 lux
  • Pixel 3: 0 lux*
  • OnePlus 6T: 0 lux*
  • Galaxy S9: 0 lux*

Brilho mínimo com imagem preta

  • iPhone XR: 0 lux
  • Pixel 3: 0 lux*
  • OnePlus 6T: 0 lux*
  • Galaxy S9: 0 lux*

*Modelos com tela OLED, AMOLED ou Super AMOLED desligam de fato os pixels ao exibir uma imagem preta, o que significa que temos pretos com completa ausência de luz, algo que não acontece nos aparelhos com IPS LCD.

Brilho máximo com imagem branca

  • iPhone XR: 608 lux
  • Pixel 3: 702 lux
  • OnePlus 6T: 796 lux
  • Galaxy S9: 613 lux

Brilho mínimo com imagem branca

  • iPhone XR: 2 lux
  • Pixel 3: 4 lux
  • OnePlus 6T: 3 lux
  • Galaxy S9: 2 lux

Conclusão

Resumindo tudo que vimos aqui. Se você busca o melhor smartphone para tirar fotos, o Pixel 3 é a melhor escolha. Mas se a filmadora é importante para você, o iPhone XR acaba entregando um melhor conjunto, exceto se você for realizar muitas filmagens à noite, pois aí o Galaxy S9 seria o mais indicado.

O OnePlus 6T é o que menos empolga dos quatro quando o assunto é câmera, mas se você usa muito o celular em ambiente externo, ele oferece a melhor visibilidade graças ao seu brilho de tela mais alto que os demais. Na parte sonora todos mandam bem, mas o Pixel 3 entrega som mais envolvente, enquanto o iPhone XR tem áudio mais definido.

O Galaxy S9 pode não se destacar em câmera tanto quanto o iPhone XR ou Pixel 3, mas ele é encontrado mais facilmente no mercado (em especial no Brasil) e com preço muito mais baixo que o modelo da Apple. Mesmo que você escolha o smartphone da Samsung ainda levará uma ótima câmera para casa.

  • O OnePlus 6T ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone XR está disponível na Mercadolivre por R$ 1.439.
  • O Google Pixel 3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S9 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
(atualizado em 26 de abril de 2024, às 05:06)

125

Comentários

Pixel 3 e iPhone XR superam com folga OnePlus 6T e Galaxy S9 em câmera e multimídia
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista