LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google libera beta 5 do Android 14, que deve ser última versão antes do lançamento

10 de agosto de 2023 18

Atualização (10/8/2023) - HA

Duas semanas após lançar o beta 4.1 do Android 14 para celulares Pixel, em julho, agora o Google lançou uma inesperada versão beta 5 do sistema —que deve ser a última, provável candidata a ser a mais próxima da versão estável, que deve chegar em breve.

Mishaal Rahman detectou as GSIs sendo carregadas nos servidores da Google com um ID de compilação UPB5.230623.003, e então a Google oficializou tudo com uma postagem no blog de desenvolvedores. Não há mudanças funcionais nesta beta 5, mas o Google compartilhou uma grande lista com correções de bugs, que pode ser conferida aqui na íntegra.


Seguindo a linha do tempo publicada pela Google no início do programa beta do Android 14, há mais de seis meses, julho foi o último mês designado para o desenvolvimento antes do lançamento final. Portanto, as coisas podem estar um pouco atrasadas, mas pode ser que o Android 14 chegue ainda em agosto, já que a postagem do Google cita que a versão estável está a "algumas semanas" de distância.

Um fator a considerar com um possível atraso é que a Google adicionou duas novas linhas de produtos ao seu portfólio de dispositivos Android bem no meio do desenvolvimento —Pixel Fold e o Pixel Tablet. A atualização de hoje está disponível para esses dois novos dispositivos, bem como para todos os telefones da marca desde o Pixel 4a.

Atualização (26/07/2023) - RS

A versão beta 4.1 do Android 14 está entre nós e chega com uma porção de correções para os aparelhos Google Pixel compatíveis com o update. Apesar de muitos holofotes estarem voltados aos novos lançamentos da Samsung, o sistema operacional traz um grande número de problemas corrigidos.

Em geral, essa atualização segue uma linha parecida com a da última disponibilizada pela empresa para os seus dispositivos. O anúncio da nova versão de software foi feito pela própria empresa no Reddit e pode ser baixada em todos os aparelhos a partir do Pixel 4a até os mais recentes Pixel Tablet e Pixel Fold.

Com o grande número de bugs encontrados e corrigidos, nota-se que os desenvolvedores seguem trabalhando muito duro na próxima versão do Android. Por exemplo, os problemas com chamadas Wi-Fi que aconteciam em alguns casos, de número 277940461, foram corrigidos com a atualização.

Ao todo, estes foram os pontos divulgados na nota do update:

  • Corrigido um problema em que, em alguns casos, depois que um usuário executava a ação de retorno do sistema para fechar um aplicativo, o aplicativo não podia ser iniciado novamente até que o dispositivo fosse reiniciado. ( Edição nº 288390661 )
  • Corrigido um problema com ScrollView que fazia com que o efeito de rolagem ficasse travado após a execução de um gesto de arremesso. ( Problema nº 286422637)
  • Corrigidos problemas que impediam o funcionamento de chamadas Wi-Fi em alguns casos. ( Edição nº 277940461 )
  • Corrigido um problema que fazia com que o sistema falhasse ao transferir um ícone animável para o cliente ao usar SplashScreen#setOnExitAnimationListener .
  • Corrigido um problema que impedia que os grupos de notificação se expandissem corretamente na aba de notificação.
  • Corrigido um problema que poderia fazer com que a tela tremesse ao iniciar um aplicativo que usa incorporação de atividade.
  • Corrigido um problema que poderia fazer com que a IU do sistema travasse se um aplicativo no modo de tela dividida fosse fechado deslizando para cima na tela Visão geral.
  • Corrigido um problema que fazia com que o ícone de status da rede fosse exibido incorretamente em alguns casos após ativar ou desativar um dos cartões SIM em um dispositivo que tinha vários cartões SIM.
  • Corrigido um problema que poderia fazer com que o tema do sistema mudasse de cor após a reinicialização de um dispositivo.
  • Corrigido um problema em que os atalhos da tela de bloqueio às vezes eram exibidos incorretamente ao usar determinadas paletas de cores do tema do sistema.
  • Corrigido um problema que poderia fazer com que a interface do usuário do iniciador piscasse ao iniciar um aplicativo.
  • Correção de um problema que fazia com que o compartilhamento de bateria fosse interrompido ou falhasse logo após ser ativado.
  • Correção de um problema que causava a exibição de uma mensagem errônea "Nenhum aplicativo instalado funciona com este acessório USB" quando um dispositivo estava conectado ao veículo, o que impedia os usuários de iniciar e usar o Android Auto.
  • Corrigido um problema ao desbloquear um dispositivo enquanto o TalkBalk está ativado, onde o TalkBalk às vezes afirmava erroneamente que o dispositivo ainda estava bloqueado antes de afirmar que o dispositivo foi desbloqueado com sucesso.
  • Corrigido um problema com a verificação de WiFi que às vezes fazia com que a verificação continuasse mesmo depois de sair do aplicativo Configurações, causando consumo adicional de energia e conectividade Wi-Fi mais lenta até que o dispositivo fosse reiniciado.
  • Corrigido um problema em que, em alguns casos, as imagens Ultra HDR não eram exibidas corretamente no Google Fotos.
  • Correção de um problema em que, quando um usuário que habilitou o Desbloqueio por impressão digital tentou iniciar uma atividade nas Configurações rápidas na tela de bloqueio em um dispositivo que possui um leitor de impressão digital na tela, o sensor às vezes falhava ao ativar, forçando o usuário a re- bloqueie e desbloqueie o dispositivo antes de acessar as Configurações rápidas.
  • Correção de um problema em que, quando um usuário que habilitou o Desbloqueio por impressão digital e o Desbloqueio facial tentou iniciar uma intenção tocando em uma notificação e, em seguida, autenticou usando seu rosto, a intenção não foi iniciada e o usuário foi levado de volta à tela de bloqueio .
  • Corrigido um problema em que uma barra branca ou preta às vezes era exibida entre a barra de status e a parte superior de um aplicativo aberto.
  • Corrigido um problema em que a cor de fundo da caixa de diálogo "Adicionar à tela inicial" era fúcsia em vez de sua cor normal.
  • Corrigido um problema em dispositivos Pixel Tablet em que a interação com o dispositivo durante a transição do protetor de tela para o relógio com pouca luz poderia causar falha na IU do sistema.
  • Corrigido um problema em dispositivos Pixel Tablet em que a tela inicial às vezes exibia apenas o papel de parede, mas nenhum ícone de aplicativo após o desbloqueio do dispositivo.
  • Correção de um problema nos dispositivos Pixel Tablet e Pixel Fold que fazia com que as cores de primeiro plano e de fundo em determinadas telas tivessem contraste de cor insuficiente para melhorar a acessibilidade.
  • Correção de um problema em dispositivos Pixel Fold em que os papéis de parede aplicados à tela de bloqueio eram exibidos alinhados à esquerda em vez de alinhados ao centro na tela externa.
  • Corrigido um problema em dispositivos Pixel Fold em que o recurso "Tocar para verificar o telefone" às ​​vezes parava de funcionar após dobrar e desdobrar o dispositivo.
  • Corrigido um problema em dispositivos Pixel Fold com navegação de 3 botões habilitada, em que dobrar e desdobrar o dispositivo na tela inicial poderia fazer com que os botões de navegação ficassem desalinhados.
  • Corrigido um problema em dispositivos Pixel Fold em que o seletor de papel de parede mostrava uma miniatura em branco para a opção de papel de parede ao vivo padrão.
  • Correção de um problema em dispositivos Pixel Fold que às vezes fazia com que dois relógios fossem exibidos na tela de bloqueio.
  • Corrigido um problema em dispositivos Pixel Fold que fazia com que o relógio na tela de bloqueio aparecesse cortado.
  • Correção de um problema em dispositivos Pixel Fold que fazia com que os widgets se sobrepusessem ou empilhassem uns sobre os outros em alguns casos.
  • Corrigido um problema em dispositivos Pixel Fold em que um ícone de aplicativo na tela inicial não podia ser movido para fora de uma pasta enquanto o dispositivo estava aberto.
  • Correção de um problema que poderia fazer com que o iniciador do Pixel travasse em alguns casos.
  • Corrigidos problemas de estabilidade do sistema que causavam falhas na interface do usuário em alguns casos.

Mesmo assim, o problema onde o menu de compartilhamento não é exibido segue sem solução, então resta aguardar por novas versões. Os interessados podem fazer a atualização por meio das configurações, na seção de "Atualização do Sistema". Por fim, veja também o encerramento do suporte para a antiga versão 4.4 KitKat do sistema do Google.

Matéria Original (12/07/2023)

O Google disponibilizou, na última terça-feira (11), a quarta versão beta do Android 14, a nova versão de seu sistema operacional que promete diversas melhorias na experiência geral dos usuários, mas sem grandes mudanças no design.

A nova versão de testes pode ser baixada e instalada por todos os usuários que possuem um dispositivo elegível. A Beta 4 agora é compatível com o Pixel Fold e Pixel Tablet, expandindo a disponibilidade do programa de testes para mais aparelhos da marca. O foco da atualização é corrigir problemas de desempenho antes do lançamento estável da plataforma.

(Imagem: Google)

Com a adição do Pixel Fold e Pixel Tablet, usuários poderão experimentar os novos recursos otimizados para telas grandes, como as mudanças na barra de tarefas. “Estamos trazendo o Android 14 Beta 4, continuando nossos trabalhos em polimento e desempenho conforme nos aproximamos da disponibilidade geral do Android 14”, diz o comunicado do Google.

A Beta 4 corrige vários bugs reportados pelos desenvolvedores da plataforma, incluindo problemas no sistema de notificações que persistiam até que o dispositivo fosse reinicializado, uma falha que impedia aplicativos de VoIP — como WhatsApp e Telegram — gravarem áudio ao serem colocados em segundo plano ou quando a tela era bloqueada.

Outros problemas corrigidos pela nova compilação foram mencionados nas notas de lançamento da Beta 4 do Android 14. Confira os principais:

  • Corrigimos problemas que poderiam causar “loop infinito” ao reinicializar alguns dispositivos;
  • Corrigimos mensagens "O aplicativo não responde" em alguns dispositivos;
  • Corrigimos um problema em que alguns elementos na interface do usuário do sistema não eram alterados corretamente ao alternar entre o modo claro e escuro;
  • Corrigimos um problema que fazia a janela Picture-in-Picture (PiP deixar de responder ao usar um aplicativo (como o Google Maps) no modo PiP e, em seguida, bloquear a tela e reabrir o aplicativo tocando na notificação na tela de bloqueio;
  • Corrigimos um problema em que o papel de parede da tela de bloqueio poderia ser redefinido para uma tela preta ao definir um novo plano de fundo para a tela inicial;
  • Corrigimos problemas que causavam erros nas animações de interface do usuário;
  • Corrigimos um problema que fazia com que as bordas arredondadas nas notificações fossem exibidas incorretamente;
  • Corrigimos um problema que poderia fazer com que um dispositivo falhasse e reiniciasse em casos raros;
  • Corrigimos um problema que poderia fazer o controle deslizante de volume do sistema ficar “preso” na tela;
  • Corrigimos um problema em que os dispositivos conectados por Bluetooth não eram classificados corretamente no alternador de saída de áudio do sistema;
  • Corrigimos um problema que poderia causar falha no Desbloqueio Facial;
  • Corrigimos um problema em que, ao usar um dispositivo com um perfil de trabalho, a Google Play Store travava quando era iniciada;
  • Corrigimos vários problemas que afetavam a estabilidade do sistema.

As notas de lançamento completas podem ser encontradas no blog do Android Developers. Os dispositivos elegíveis para a atualização incluem o Pixel 4a 5G, Pixel 5, Pixel 5a, Pixel 6, Pixel 6 Pro, Pixel 6a, Pixel 7, Pixel 7 Pro, Pixel 7a, Pixel Fold e Pixel Tablet.

O Android 14 deve chegar à sua versão estável em meados de agosto. Então, as fabricantes poderão elaborar suas customizações para produzir interfaces de usuário personalizadas para seus celulares, como a One UI da Samsung e a MIUI da Xiaomi.

Veja mais!

(atualizado em 16 de junho de 2024, às 13:22)

18

Comentários

Google libera beta 5 do Android 14, que deve ser última versão antes do lançamento
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos