
27 Setembro 2023
27 de julho de 2023 3
A Fundação Overture Maps, uma iniciativa liderada por Amazon, Meta, Microsoft e TomTom, divulgou um conjunto inicial de dados abertos que auxiliará os desenvolvedores na criação de aplicativos de mapeamento e outras ferramentas com base em localização —e de quebra romper com o monopólio do Google Maps. O conjunto "alfa" contém informações globais para mais de 59 milhões de locais, 780 milhões de edificações distintas, dados de estradas do OpenStreetMap e limites territoriais.
As diversas camadas do mapa estão formatadas em um novo padrão lançado pela Overture, promovendo a padronização e a interoperabilidade entre plataformas. Nesta fase inicial, o grupo está compartilhando esses dados principalmente para obter feedback do público, em vez de oferecer suporte a produtos completos.
A fundação foi formada em dezembro do ano passado por uma série de empresas que incluem empresas geoespaciais e de mapeamento, além de gigantes da tecnologia. Os próximos lançamentos incluirão mais dados abertos, maior interoperabilidade e o uso de um sistema de identificação estável que ajudará os construtores de mapas a adicionar conteúdo de forma consistente.
O Google dominou historicamente o mercado de aplicativos de navegação móvel, com o Google Maps e o Waze juntos. O Apple Maps, por sua vez, tende a obter quase toda a participação restante. Não há muito espaço para desafiantes e eles normalmente precisam de recursos massivos apenas para serem competitivos. Os dados abertos da Overture podem tornar muito mais fácil produzir alternativas viáveis.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários