
Curiosidade 03 Nov
Informações compartilhadas nesta sexta-feira (3) apontam para a possibilidade do Google estar trabalhando em um novo recurso que aumenta a independência do Gboard, teclado nativo do Android. De acordo com o 9to5Google, a plataforma pode receber em breve o reconhecimento óptico de caracteres (OCR, na sigla em inglês) presente em seu irmão Lens.
Com a novidade, o Gboard será capaz de escanear textos através da câmera do celular copiando o conteúdo diretamente para a área de transferência do telefone. Essa ferramenta foi implementada na versão beta do aplicativo a partir da última atualização para a versão 13.06.04, que está sendo progressivamente liberada para a comunidade de usuários.
O sistema de escaneamento do OCR do Gboard é o mesmo do Lens, portanto a precisão e ferramentas adicionais — como o seletor de texto na imagem, por exemplo — permanecem inalterados. Para usar esse recurso é preciso estar na versão experimental (lembre-se: ainda chegou para todos) e conceder a permissão de câmera para o teclado.
Capturas de tela mostram que o digitalizador de textos está localizado ao lado do tradutor e revisor. Depois que o Gboard processar a foto, ele destacará o texto reconhecido. Você pode tocar para selecionar uma linha inteira de texto ou pode ajustar a área de seleção. Quando estiver satisfeito com a seleção, toque no botão "Inserir" para colar no campo de entrada.
Veja nas imagens abaixo:
Ainda não há informações sobre o cronograma de disponibilidade, mas é esperado que o Google lance o digitalizador de textos na versão estável do Gboard ainda neste ano.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários