LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google Keep deve ganhar novo formato de visualização (mas você pode não usá-lo)

06 de junho de 2024 4

Uma inconveniência dos usuários do Google Keep pode estar perto de ser eliminada: de acordo com o Android Authority, a ferramenta de anotações e tarefas da empresa de Mountain View pode permitir que você redimensione janelas quando você a acessa pelo Android. Algo interessante, considerando que a última atualização do Keep veio em novembro do ano passado.

Atualmente, o Keep, versátil como ele é, só permite a visualização em dois formatos: tela cheia ou tela dividida – este último, com o lado esquerdo mostrando seu acervo de notas, e o direito exibindo uma das notas, previamente selecionada. Considerando como a maioria dos usuários do app o usam no plano retrato (smartphone na vertical), isso pode encurtar bastante a visualização das informações.

Veja também

A mudança da nova versão do app (5.24.222.01.90) ainda não está ativada, mas parece aprofundar essa segunda disposição – com a tela dividida – ao adicionar uma espécie de “puxador” que faz com que o painel seja arrastado para a direita ou esquerda, ajustando uma das colunas conforme a sua conveniência.

Descrever o processo em texto pode não retratar o funcionamento dessa novidade de forma justa, mas felizmente, o site publicou um vídeo do recurso quando ativado:

Se você reconheceu o padrão de movimentos, parabéns pela memória: o Google Agenda usa o mesmo esquema de visualização em alguns smartphones. E é aí que entra a parte ruim da notícia – a novidade deve chegar eventualmente, mas apenas com aparelhos cujas telas tenham pelo 600 ppi (“pixel por polegada”, em inglês).

E atualmente, um número muito baixo de aparelhos atende a esse requisito. “Baixo” mesmo: os aparelhos mais “topo de linha” vendidos comercialmente – como o Galaxy S24 Ultra, Xiaomi 14 Ultra, OnePlus 12 ou iPhone 15 Pro Max – ficam entre 460 e 540 ppi, em média. A Sony já disponibilizou modelos que superam essa marca – o Xperia 1, por exemplo, vai a 643 ppi.

Usuários mais técnicos já sabem o motivo, mas essencialmente, o “ppi” é uma forma de quantificar em números o grau de nitidez de imagem exibida em um display. Quanto maior o número, melhor a apresentação da imagem. O problema: acima de 500 ppi, o olho humano já não consegue determinar diferenças de nitidez.

Em termos práticos, isso pode significar que o Google ainda vá demorar um pouco para liberar a novidade do Keep e, quando ela chegar, não vá atender muita gente, já que o volume de aparelhos que atende a esse parâmetro é bem pequeno.


4

Comentários

Google Keep deve ganhar novo formato de visualização (mas você pode não usá-lo)
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2