
02 Agosto 2013
Finalmente o Google apresentou oficialmente a mais nova atualização do sistema operacional móvel que roda em smartphones e tablets ao redor do mundo, o Android 4.3. Ele ainda está com jujubas no meio (é o Jelly Bean), traz uma nova forma de conexão Bluetooth e pouca coisa extra.
Assim como aconteceu com o Andorid 4.2, o 4.3 é apenas uma pequena atualização que não traz muitas novidades que deixarão os usuários do 4.1 com inveja. Segundo a apresentação que aconteceu hoje, o gigante das buscas entrega a nova versão do Android primeiro no Nexus 7 (que está de cara e músculos novos) e também para o Nexus 4, Nexus 10 e o Galaxy Nexus. As novidades estão restritas à uma forma mais elaborada de controle do que os pais liberam para que os filhos acessem (restrições forçam o app a liberar funções apenas para alguns usuários, algo como liberar a publicação de imagens na nuvem apenas para os pais). Além disso, há uma nova forma de conexão com dispositivos Bluetooth chamada Bluetooth Smart. Em outras palavras, esta conexão diminui o gasto de energia para que a conexão fique ativa - muito interessante.
Por debaixo do capô há o suporte nativo para o OpenGL ES 3.0, que significa que games com melhores gráficos poderão ser criados e disponibilizados para smartphones e tablets que escolheram esta plataforma para trabalhar. Os gráficos ganham muito com isso, tudo em Full HD (1920 x 1080 pixels).
Outras novidades menores incluem o auto-completar dentro do discador (para smartphones), melhorias no algoritmo de entrada de texto para o teclado virtual e menor latência para controles externos Bluetooth, localização via Wi-Fi é automática e não exige mais que a conexão seja ligada toda vez, conexão Bluetooth AVRCP 1.3 entrega informações sobre a faixa reproduzida em aparelhos de som, melhorias no assistente de configurações do Android, maior rapidez na animação entre a tela bloqueada e o aparelho em si e, por fim, melhorias gerais para a execução do recurso Daydream.
Esta atualização ainda não recebeu data para que possa chegar em aparelhos de várias fabricantes. Vale lembrar que este tempo entre a atualização e a liberação tende a ser longo e geralmente é restrito aos smartphones mais recentes - e mais caros.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários