
27 Janeiro 2014
Um relatório recente colocou a Google em maus lençóis com o mercado: eles indicavam que a empresa estaria cobrando taxas bastante significativas de fabricantes para que eles licenciassem os serviços móveis da empresa no Android. A empresa agora tentou negar a situação, embora alguns acontecimentos movimentos recentes possam comprovar a existência dessas taxas.
O Android que chega nas mãos do usuário final tem uma enorme mistura de códigos, que são resultado dos projetos da Google, personalizações de fabricantes e serviços da própria Google, como Gmail, Maps e o próprio Google Play.
Os fabricantes de dispositivos são livres para fazerem modificações no sistema da forma como preferirem, porém, se eles quiserem integrar ao sistema os serviços da Google, é preciso cumprir uma série de requisitos para obter um licenciamento da empresa. Entre esses requisitos estariam taxas de licenciamento que podem chegar até U$75 mil para cada 100 mil aparelhos vendidos.
Alguns especialistas estão acusando a Google de tentar bloquear os fabricantes de explorarem o seu ecossistema, algo que não acontece somente com a cobrança de altas taxas. Vários apps da empresa já tiveram suas APIs totalmente retiradas do projeto Android Open Source, o que torna a essência dos apps totalmente oculta a desenvolvedores e fabricantes. Já tem gente dizendo até que o Android Open Source vai morrer. Será ? [slashgear]
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários