
Curiosidade 01 Mar
06 de abril de 2017 8
Se você não viu o Doogle exibido no site da gigante das buscas no último dia 4, ou se viu mas não deu muita atenção, nós contamos a história para você. Afinal, não é muito comum mulheres pioneiras em tecnologias, projetos e pesquisas serem reconhecidas por seu trabalho. Quem já ouviu falar sobre a criadora do famoso "orelhão", item essencial da telefonia, encontrado em todo canto do país?
Bem, o Google resolveu nos contar. Ou melhor: mostrar quem já estava contando. A sino-brasileira Chu Ming Silveira, nascida em Xangai, na China, formou-se arquiteta e designer na Universidade Mackenzie, em 1964.
Quando sua família se mudou para o Brasil, em 1951, os quatro filhos do casal Chu Chen e Shui Young Queen foram rebatizados com nomes ocidentais. Com isso, Chu Ming passou a se chamar Verônica.
Sua principal criação, o orelhão, foi considerado ícone do design brasileiro e do mobiliário urbano mundial. Ela recebeu a tarefa de criar um protetor para telefones públicos, e Ming percebeu que o formato da casca de ovo condizia com as necessidades da empresa e do usuário. Assim, projetou algo que além da proteção que a empresa queria, também fornecia a acústica ideal aos usuários.
Ela criou duas variantes em 1971, uma para ambientes internos, outra, para externos, que são usados até hoje em muitas cidades do país.
A versão menor é chamada popularmente de "orelhinha". Mas os nomes oficiais dos orelhões são Chu I, a versão menor, e Chu II, a maior, que foi pensada para as áreas externas e para suportar a variação térmica das cidades brasileiras.
Os protetores foram exportados para Angola, Peru, Colômbia, Paraguai e China, conforme informações do site orelhao.arq.br, criado pelos filhos da arquiteta em sua homenagem.
Se estivesse viva, ela completaria na última terça-feira, 76 anos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários