Rumores 25 Fev
O Xbox Series X e S estão no mercado há mais de um ano e mesmo assim, a Microsoft busca introduzir melhorias no desempenho dos consoles da nova geração.
Recentemente, o chefe da divisão Xbox indicou novos jogos do estúdio de Gears of War.
Na última sessão da conferência da Game Stack dedicada a desenvolvedores, foi mostrada como a implementação de uma Variable Rate Shading (VRS) poderia melhorar consideravelmente o desempenho de ambos os consoles. O VRS 2.0 foi apresentado pelos desenvolvedores do time Xbox, id Software e The Coalition que trouxe resultados de sua implementação em títulos famosos.
DOOM Eternal e Gears 5 tiveram uma melhora de 33% no desempenho de suas capacidades de renderização ao utilizar a ferramenta Nanite da Epic Games. Ela tornou possível renderizar as mesmas cenas em menor tempo e com qualidade gráfica praticamente idêntica quando comparado aos métodos tradicionais.
Em outro exemplo, houve uma melhora de 45% no desempenho do Xbox Series X para renderizar ciclos de dia e noite, durante todas as fases do amanhecer até o pôr do sol, onde o cálculo das sombras era mais intenso e pesado.
Apesar dos valores altos, o VRS 2.0 deve permitir uma melhoria geral no desempenho dos jogos entre 10 a 15%, aumentando a taxa de quadros sem afetar a qualidade visual. Esta margem poderá ser excelente para o Xbox Series S, que tem dificuldades para rodar títulos mais recentes, como Dying Light 2.
A implementação do recurso trará benefícios a diversos cenários que fazem uso intenso da GPU e da tecnologia Ray Tracing, atualmente limitada nos consoles.
Em sua versão atual, a Variable Rate Shading permite otimizar a GPU, fazendo com que a placa gráfica funcione de forma mais eficiente quando precisa lidar com efeitos como pixel shading, além de trazer vantagens ao aumentar a resolução dinâmica.
Recentemente, um insider revelou que a Microsoft iniciou conversas com a Obsidian sobre Fallout New Vegas 2.
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