LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Diablo IV atualiza a franquia de jogos RPG da Blizzard ao melhor estilo | Análise / Review

05 de junho de 2023 0

Diablo IV é o novo jogo da Blizzard para renovar a famosa franquia de RPG de ação da empresa. O game busca atualizar a franquia para a nova geração de consoles e PCs, com um enredo inédito.

Será que o quarto título da série é capaz de entregar boas horas de jogatina aos seus fãs? O TudoCelular teve acesso antecipado ao game, na versão para Xbox Series X|S, e conta os detalhes a você nesta análise.

História

A trama de Diablo IV é situada no Santuário, 50 anos depois dos eventos ocorridos em Diablo III: Reaper of Souls. Adoradores invadem o local e acabam por despertar, em um tirual, a antagonista do jogo: Lilith, a filha do Senhor do Ódio, Mephisto.

Com o poder enfraquecido de anjos e demônios no local, após os acontecimentos no antecessor, o caminho fica aberto para a vilã – agora renascida pós-banimento ao vazio – estabelecer o seu poder sobre o local.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Assim, Lilith acaba por exercer sua influência nos humanos, os quais acreditam terem “aberto seus olhos” para enxergar o que supostamente não conseguiam antes e se entregam à antagonista.

É neste contexto que surge o protagonista, chamado de Viajante. Ele se vê entre os cultistas, que desejam tornar Lilith ainda mais forte; e os adoradores da Luz, comandados por Inárius para vencer os demônios e deixar o Santuário seguro.

Um destaque importante aqui consiste na localização completa para o Brasil. Em outras palavras, todos os menus e as legendas estão disponíveis em português, o que amplia a identificação com o público local.

Jogabilidade

Para começar, Diablo IV exige a escolha entre cinco classes básicas: bárbaro, druida, necromante, renegado e mago. A escolha vai da sua preferência, caso goste mais de combate corpo a corpo, ou vá melhor com lutas a distância, ou seja do seu gosto algum tipo mais versátil.

A árvore de habilidades pode ser expandida ao longo do progresso, conforme você subir de nível – algo bem similar ao que encontramos em Diablo II. Os pontos de experiência podem ser recebidos ao derrotar monstros e completar as missões.

Por falar em missões, notamos que elas tiveram uma atenção especial dos desenvolvedores. Ao mesmo tempo em que as principais são bem elaboradas para o enredo principal, as secundárias não decepcionam e dão um “charme” a mais na sua campanha – seja pela diversão humorística ou pela imersão que proporcionam.

No geral, podemos dizer que este RPG de ação, ao mesmo tempo que combina o clássico modelo de ganhar experiência e subir de nível, traz elementos aprendidos com games mais recentes do gênero, como Path of Exile, Torchlight e Lost Ark, para tornar o progresso mais dinâmico.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Os itens coletados pelo caminho nem sempre são de grande valor, mas podem ajudar na hora de aprimorar seus equipamentos. Já as armas apresentam bons avanços com o tempo, o que permite encarar monstros mais poderosos sem sofrer tanto.

A desenvolvedora não economizou no mapa e inseriu uma grande extensão, o que torna o game ainda mais longo para se caminhar. Nada que seja um problema, afinal, as batalhas acabam por ser mais constantes, o que possibilitam upar de forma prática.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

O sistema de Excelência de Diablo III também está de volta, para dar uma gama superior de poderes aos heróis, bem como trazer bônus na especialização, mais para o final do progresso.

Resta acompanhar a disposição da Blizzard para inserir atualizações constantes, em um jogo que tem tudo para entregar uma boa longevidade aos entusiastas. O lançamento de novas temporadas e expansões permitirá tornar este título uma obra-prima na história da empresa.

O jogo teve seus problemas de servidores nestas fases prévias, que não chegamos a sentir tanto durante os nossos testes, porém exige uma correção por parte da publicadora, para que cenários mais demorados de login aconteçam após a disponibilidade completa.

Gráficos e trilha sonora

Os gráficos são um exemplo da evolução de Diablo IV dentro da franquia. As cutscenes estão com um excelente nível de realismo, enquanto os cenários e os personagens ganharam texturas de alta qualidade e uma boa qualidade dos elementos presentes no ambiente, apesar das limitações que um game desse gênero sempre apresenta.

Por falar nisso, a ambientação dá o tom correto ao game. Boa parte do visual dá um tom mais sombrio, que contribui para manter a atenção total do jogador no que acontece ao seu redor.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Neste período de acesso antecipado e no lançamento, o game ainda não contará com suporte à tecnologia Ray Tracing. A própria Blizzard já havia explicado que o recurso será adicionado apenas depois de um tempo.

De toda a forma, a ausência inicial da tecnologia não é algo tão sentida neste momento. O design tem sua beleza no estado puro que certamente agradará até aos jogadores mais exigentes.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Também precisamos destacar a trilha sonora. Os efeitos de áudio são bem colocados e complementam os gráficos visuais na construção de uma ambientação bem feita e uma imersão exemplar.

Além da localização em menus e legendas, este jogo ainda apresenta dublagem em português. Um detalhe que permite uma compreensão mais próxima das expressões ao que conhecemos no país, bem como ser um trabalho muito bem realizado pelo estúdio.

Considerações finais

Em um momento em que nem todos os lançamentos atendem às expectativas dos fãs, Diablo IV pode se considerar bem-sucedido nisso. Ele acerta em praticamente todos os quesitos e se mostra promissor a outros tópicos.

A história é apresentada com clareza e desenvolvida de maneira coerente ao longo da campanha, ao mesmo tempo em que dá a liberdade ao jogador para se aventurar mais e ampliar a sua interação com o game.

A mecânica acerta nos seus sistemas de missões e habilidades, ao combinar o que já deu certo no passado, com uma dinâmica que alcança o sucesso no presente. Além disso, a variedade de classes engloba qualquer gosto de estilo de combate.

Na parte gráfica, este título vai muito bem. As texturas dos cenários e dos heróis apresentam alta qualidade, apesar de ainda não ser explorada ao máximo pela ausência de Ray Tracing neste primeiro momento. Para completar, está a trilha sonora, que ajuda na ambientação e conta com dublagem em português.

Resta aguardar por uma atenção da Blizzard às atualizações constantes, para não limitar o conteúdo do jogo às mais de 30 horas atuais e inserir novidades que concedam a longevidade que este game merece.

História bem desenvolvidaLocalização em PT-BRDublagem em PT-BRJogabilidade com o melhor do passado e do presenteGráficos bonitosAmbientação bem feitaAlto grau de imersão
Demora em login dos servidoresIncertezas de atualizaçõesSem Ray Tracing no lançamentoPreço elevado
História

A trama foi muito bem desenvolvida e passada aos jogadores.

Jogabilidade

Temos uma mecânica que integra bem o que deu certo no passado com novidades do presente. Resta aguardar pela melhoria dos servidores e por novos conteúdos constantes.

Gráficos

Gráficos de alta qualidade e com boa ambientação. Resta a inserção do Ray Tracing para chegar à perfeição.

Trilha Sonora

Trilha sonora contribui para dar o tom sombrio do game, além do acerto na presença de dublagem em PT-BR.

Imersão

Diablo IV permite uma excelente ambientação para se prender à campanha e não parar de jogar.

Nota Total

Detalhes separam Diablo IV da perfeição. Com atualizações no futuro, ele deverá alcançar esse atributo.

Vale a pena?

Diablo IV é praticamente uma obrigação para todo fã da franquia e do gênero de RPG de ação. Ele não decepciona nas longas horas de diversão e se mostra promissor para futuras expansões e temporadas.

O título será lançado nesta terça-feira, dia 6 de junho, para as plataformas PlayStation 5, Xbox Series X|S, PlayStation 4, Xbox One e PC. Ele pode ser comprado por preço sugerido a partir de R$ 349,90.

É um valor elevado para os padrões atuais, mas compatível com o trabalho realizado pela sua equipe de desenvolvimento. De toda a forma, recomendamos aguardar até chegar na faixa de R$ 250, se a sua ansiedade pelo game permitir.

Você curtiu o novo game da franquia da Blizzard? Qual é a sua avaliação sobre ele? Participe conosco!

*Agradecemos à assessoria da Blizzard, Theogames, por ceder uma cópia de Diablo IV ao TudoCelular para esta análise!


0

Comentários

Diablo IV atualiza a franquia de jogos RPG da Blizzard ao melhor estilo | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista