
Bada
A
Samsung anunciou ontem o
Bada (oceano, em coreano), seu novo sistema operacional móvel proprietário para concorrer com Android, iPhone OS, Symbian e outros.

Bada
O primeiro smartphone utilizando o novo sistema não deve chegar antes da metade do ano que vem e não haviam protótipos de celulares no evento para que o sistema fosse testado. O que temos, então, são impressões gerais sobre o que a Samsung visa com o Bada para o futuro.
A loja de aplicativos do Bada estará disponível para mais de 50 países logo no dia do seu lançamento e não será necessário registros para adquirir qualquer software da loja, que poderão ser pagos pelo cartão de crédito. A Samsung também deve disponibilizar um SDK para desenvolvedores em breve. Uma grande movimentação com parceiros está sendo feita para o desenvolvimento do Bada, incluindo nomes como Twitter, Capcom, EA Mobile, Gameloft, Facebook, Konami e outros, o que deve trazer uma boa base para os primórdios do novo sistema.

Bada
Os games devem ser um ponto forte do Bada. A Samsung mostrou um demo de Resident Evil com gráficos bem impressionantes, e o CEO da Gameloft disse que o Bada é "uma plataforma completa de games".
Quando questionada sobre os motivos de criar um novo sistema ao invés de utilizar plataformas já consolidadas como Symbian ou Android, a Samsung disse que o Bada será mais fácil, barato e com potencial para se tornar global. Contudo, a campanha da Samsung "Smartphones for everyone" (Smartphones para todos) parece soar forçada, já que o sistema traz exigências como display touchscreen, resolução WQVGA ou WVGA, Wi-Fi, 3G, GPS, entre outras funcionalidades que impedem um celular low-end de portar o Bada.
Em resumo, ainda não ficou claro os reais motivos do lançamento de um novo sistema operacional em um mercado já preenchido com ótimas opções. O Bada traz boas parcerias e está atraindo a atenção de diversas empresas, mas será que o mundo precisa do Bada?
Comentários