LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Assassin's Creed Shadows: CEO da Ubisoft condena "atos de ódio" contra protagonistas do jogo

28 de junho de 2024 6

Assassin's Creed Shadows foi anunciado como o próximo jogo da franquia em maio, mas desde então um dos seus protagonistas têm sofrido com várias críticas na internet, muitas delas envolvendo racismo e outros crimes de ódio. Hoje a Ubisoft respondeu a estes comentários condenando o que achou de "atos de ódio".

O pronunciamento foi emitido pelo CEO da Ubisoft, Yves Guilemot, por meio de uma publicação no próprio site onde ele diz:

Uma coisa que me preocupa no momento são os ataques on-line maliciosos e pessoais que foram dirigidos a alguns dos membros da nossa equipe e parceiros. Quero deixar claro que nós, da Ubisoft, condenamos esses atos de ódio da forma mais veemente possível, e encorajo o restante do setor e os jogadores a denunciá-los também.

Contextualizando, os ataques foram direcionados principalmente a Yasuke, um samurai negro que é um dos protagonistas do jogo ao lado da ninja Naoe. Conheça ambos no trailer abaixo:

O caso é que muitos jogadores alegaram que a Ubisoft não foi precisa ao adicionar um personagem africano em um jogo que se passa no Japão, enquanto outros apelaram para discursos de ódio com ofensas pesadas na internet, crime no Brasil segundo a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989.

Entretanto, registros históricos de 1579 indicam que um homem negro foi guarda-costas do missionário jesuíta italiano Alessandro Valignano e se juntou a daimyō Oda Nobunaga ao visitar Kyoto em 1581.

Pintura "Sumō Yūrakuzu Byōbu" de 1605 retratando Yasuke. Imagem: reprodução

Nobunaga é conhecido até hoje como um dos maiores conquistadores do Japão, sendo responsável por unificar metade do país. O encontro de Yasuke e Nobunaga é descrito no Relatório Anual da Missão Jesuíta no Japão de 1582 da seguinte forma:

O negro entendia um pouco de japonês, e Nobunaga nunca se cansava de conversar com ele. Algumas pessoas na cidade pensavam que Nobunaga poderia fazer dele um tono (um samurai de alto nível).

Além disso, o livro "The Chronicle of Lord Nobunaga" escrito por um dos seguidores de Nobunaga diz que Yasuke era um homem forte:

Aparentava ter 26 ou 27 anos. (…) Este homem parecia robusto e tinha um bom comportamento. Além do mais, sua força formidável superou a de dez homens.

Por fim, o samurai Matsudaira Ietada confirma a cor da pele de Yasuke em uma das suas anotações:

Sua altura era 6 shaku 2 sun (aproximadamente de 1,87m)... ele era negro.

Vale dizer que este não é o primeiro personagem negro da franquia Assassin's Creed, pois Assassin’s Creed 3: Liberation, Freedom Cry e Assassin’s Creed 4: Black Flag, contam com Aveline e Adéwalé como protagonistas.

Assassin's Creed Shadows será lançado em 15 de novembro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

Saiba mais


6

Comentários

Assassin's Creed Shadows: CEO da Ubisoft condena "atos de ódio" contra protagonistas do jogo
  • Tu já sabe que alguém tá errado quando a criatura fala em "lacração"

      • As pessoas querem mais dar carteirada umas nas outras, sem investigar a fundo as poucas informações existentes do Yasuke com pensamento de contágio, do que focar na vilania anti-consumidor que é a Ubisoft. Nem a Nintendo desceu tão baixo retirando um produto que é seu, nem lacrou nas declarações de CEO.

          • Eles (Ubisoft) coloquem quem bem entender como um Samurai. Pelo menos para mim e ainda se tratando de um período histórico, do Japão Feudal que era fechado na maior parte para o mundo, o que me importa é o que o jogo entrega, se não há " projessismo " ressentido nas suas mensagens através desses personagens. E quem entrega.
            E o que um sujeito, que não passa de um mau-carácter, cuja empresa retira jogo comprado da biblioteca digital e impossibilita jogar a mídia física (The Crew) e defeca que comprar não é possuir, entende sobre respeito e direitos das pessoas? Pois com certeza essa picaretagem se extendeu a negros e lgbt's também, um falso moralismo.
            Merece sim boicote de quem comprou The Crew.

            • Nossa esse jogo vai flopar feio.

              Discurso de ódio é o caralho, orientais são minorias e algum gênio na Ubisoft decidiu ir por esse caminho.

              Aquela empresa que estava fazendo os scripts lacradores deve ter dedo nisso.

                • Quase um milhão de deslikes no YouTube

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Especiais

                    Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                    Software

                    Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2