
08 Abril 2017
10 de agosto de 2016 6
As desenvolvedoras de jogos podem ter perdido terreno na guerra contra a pirataria nos games. Um grupo chinês alega ter conseguido realizar a quebra da proteção no jogo Rise of the Tomb Raider, o mais recente título com a protagonista Lara Croft, finalmente marcando uma vitória dos piratas contra o software Denuvo, que desde 2014 tem garantido a propriedade intelectual em vários jogos desde então.
A recente batalha começou no último fim de semana, quando um cracker conhecido como Volski descobriu uma falha no Steam que permitia que vários jogos protegidos com a tecnologia fossem jogados gratuitamente. Na realidade, ele apenas conseguiu burlar a proteção, mas liberou cópias de DOOM. Depois, apareceram na rede versões ilegais de Rise of the Tomb Raider, Just Cause 3, Homefront: The Revolution, ABZU, INSIDE e Total War WARHAMMER.
O próprio Volski calcula que cerca de 650 mil pessoas usaram o seu método para adquirir cópias ilegais de jogos no Steam. No entanto, a Denuvo foi relativamente rápida e, na segunda-feira, incluiu um patch que cobriu a falha descoberta pelo cracker, novamente impedindo que usuários baixassem jogos gratuitamente.
Desativaram as ativações para a demo de DOOM, das quais o esquema dependia. Eles demoraram três dias para fazer isso. Parece que a Denuvo não trabalha aos fins de semana, provocou um amigo de Volski, identificado como Royalgamer06, ao site Torrent Freak.
No entanto, um grupo conhecido como CONSPIR4CY, que se denomina uma colaboração entre o CPY e CODEX, publicaram uma versão crackeada do Rise of the Tomb Raider ainda na segunda-feira. O release não depende da falha encontrada por Volski, e se diz totalmente funcional, com a proteção totalmente vencida.
Claro, não há como afirmar que essa quebra realizada pelo CONSPIR4CY tenha qualquer ligação com os vazamentos do fim de semana. A versão de computador de Rise of the Tomb Raider já tem seis meses, e é possível que o grupo tenha começado a trabalhar em sua quebra há bastante tempo.
A questão agora é observar a movimentação da Dunovo. A reação da empresa austríaca é fundamental para o futuro da proteção de jogos. Se ela for rápida em oferecer uma solução para a quebra de seu código, pode manter o fôlego na indústria e faturar mais alguns milhões. Mas, se falhar, pode ser o início de seu declínio, com a perda da confiança por parte de desenvolvedores e publicadores. A ver.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários