
20 Agosto 2018
O governo dos Estados Unidos aliviou a situação para que a ZTE possa continuar oferecendo suporte a seus clientes no país. A informação foi revelada pela Reuters, sendo o próprio presidente Donald Trump já havia se manifestado anteriormente afirmando que tudo poderia ser negociado entre a empresa e a sua administração.
A decisão do departamento de Comércio do país vale até o dia 1º de agosto e permite que a fabricante chinesa continue operando nos EUA com o suporte básico a aparelhos adquiridos por consumidores locais. Além disso, a medida também ajuda a empresa a implementar algumas medidas para revogar o bloqueio feito pela administração Trump.
Uma das ações já executadas pela ZTE foi o pagamento de uma multa bilionária ao país, sendo que agora a companhia emitiu um comunicado no qual anuncia a saída de um poderoso executivo, Xu Weiyan, como forma de se adequar as imposições dos EUA.
A Reuters também teve acesso a um memorando interno no qual a empresa confirma a demissão de mais sete executivos poderosos. Entre eles estão os presidentes do departamentos jurídico, financeiro e da cadeia de suprimentos, Wang Keyou, Xie Jiepeng e Ma Jie, respectivamente.
Outra medida tomada pela ZTE é a reformulação de toda a sua diretoria, sendo que Li Zixue foi nomeado o novo presidente da empresa. De acordo com fontes, a fabricante já considera que cumpriu a sua parte no acordo. No entanto, alguns políticos dos EUA podem estar impedindo que a empresa volte a vender aparelhos nos país.
A situação tem piorado ainda mais com a possibilidade de uma guerra comercial entre Estados Unidos e China. Isso porque a ZTE pode continuar banida do mercado estadunidense, sendo que isso já está se refletindo nas quedas constantes das ações da empresa na bolsa de valores.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários