LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Primeiro do país! Hospital de Minas Gerais usa biometria para evitar troca de bebês

13 de maio de 2019 3

Tema de diversas novelas e problema real para muitas famílias, a troca de bebês em maternidades segue sendo tema de diversos debates pelo país. E para minimizar o problema, o Ministério da Saúde editou uma portaria que torna obrigatório o uso da biometria para recém nascidos, a pedido do Conselho Nacional de Justiça.

Desde janeiro deste ano, o Hospital da Polícia Militar de Belo Horizonte, capital mineira, adota a tecnologia para identificar os bebês de sua maternidade. O hospital é o primeiro do país a adotar esse procedimento.

O sistema foi desenvolvido por uma empresa chamada Griaule que, entre outros clientes, é responsável por gerenciar os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Caixa Econômica Federal e outras instituições bancárias.

O equipamento faz a leitura da palma da mão do bebê logo no momento do nascimento, e utiliza a palma pois os dedos são ainda pequenos demais para o registro de digitais. A certidão de nascimento da criança é gerada a partir desses dados.


Ainda na sala de parto, as mãozinhas do bebê são registradas por um leitor, que automaticamente vincula as imagens à identidade da mãe ou responsável. Nenhum bebê pode ser retirado da maternidade sem passar pelo reconhecimento biométrico. Muitas vezes a troca do bebê é descoberta apenas anos depois. É um problema frequente e não muito falado. Criamos a tecnologia para resolvê-lo”
João Weber, diretor da Griaule

A ideia é, além de evitar a troca de bebês, diminuir a quantidade de crianças abandonadas em maternidades, já que muitas delas poderiam ser enviadas para adoção. Estimativas do Cadastro Nacional de Adoção, cerca de 7 mil crianças estavam nessa situação em 2017.

Biometria tem ajudado a resolver questões de segurança, como a identificação de criminosos por reconhecimento facial, e serão prioritários na agenda legislativa, desde que uma comitiva do PSL viajou à China para conhecer a tecnologia. No caso dos bebês, a biometria é uma aliada das boas práticas hospitalares.


3

Comentários

Primeiro do país! Hospital de Minas Gerais usa biometria para evitar troca de bebês
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2