
30 Agosto 2019
19 de junho de 2019 5
A Apple está querendo se prevenir antes que a guerra comercial entre Donald Trump e China respingue nela.
De acordo com o econômico Nikkei, a gigante de Cupertino encomendou estudos a alguns parceiros que participam da sua cadeia produtiva visando cotar custos caso iPhones, iPads, MacBooks e AirPods possem fabricados fora da China. Algumas empresas já trabalhando nesses cálculos são a Foxconn, Pegatron, Inventec, Compal e Quanta.
Hoje 90% dos iPhones são montados na China, e a Maçã teria expectativa de mover de 15% a 30% dessa produção para outros países. Para isso estaria tendo também conversas com governos visando buscar incentivos tributários. Ainda segundo o jornal, México, Indonésia, e Malásia estariam nos objetivos dela. Índia e Vietnã seriam um plano B.
Essa ideia, porém, não deverá ganhar materialidade no curto prazo: um dos fornecedores explica que algo assim pode levar até três anos para ser implementado, já que mesmo após definido um novo espaço para a produção, montar todo o equipamento e fazer a linha de produção trabalhar corretamente pode levar 18 meses.
Curiosamente o Nikkei ressalta ainda que mesmo caso Trump e Xi Jiping cheguem a um acordo de paz ela se manterá firme com essa ideia.
Tim Cook teria sentido na pele que não é bom concentrar a produção do ecossistema Apple em uma única região, por mais atrativa que a China seja. Os problemas políticos imprevisíveis não compensam a centralização da produção, e por isso fragmentá-la deverá mesmo ser um objetivo da empresa a longo prazo.
Vale lembrar, os próximos iPhones deverão ser oficializados em setembro, esses ainda montados esmagadoramente na China. Será que as brigas entre EUA e China vão influenciar nesse lançamento, talvez subindo seu preço por novos embargos comerciais?
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários