
Android 12 Abr
22 de janeiro de 2020 13
A Anatel divulgou que, a partir de hoje (22), consumidores poderão consultar a existência de celulares pré-pagos nos seus CPFs em cada uma das operadoras de telefonia nacional (Vivo, TIM, Claro, Vivo, Algar e Sercomtel).
Com isso, o consumidor poderá verificar se há alguma linha estranha ao seu conhecimento vinculada a alguma operadora e, caso isso tenha acontecido, será possível solicitar o cancelamento.
A solução foi apresentada pelas empresas de telefonia móvel no Plano de Ação Setorial e foi aprovada pela autarquia. De acordo com a entidade, há no Brasil cerca de 135 milhões de celulares pré-pagos e, destes, três a cada mil linhas têm cadastros com inconsistências.
Solicitações de cancelamento feitas através de atendentes serão atendidas em até 24 horas e, caso o consumidor faça o pedido de forma automatizada (call center ou portal da prestadora), o prazo é de 48 horas.
É possível que as operadoras entrem em contato com detentores de linhas sem titularidade reconhecida para pedir atualização cadastral e, caso as mudanças não sejam feitas,a pena é de cancelamento. O objetivo da Anatel é garantir que a base de caddastro das operadoras esteja correta e atualizada, evitando fraudes que atrapalhem a vida do consumidor.
A primeira etapa do projeto aconteceu entre abril e novembro do ano passado, quando as operadoras fizeram campanha para atualização cadastral dos titulares de linhas pré-pagas. As etapas seguintes acontecem nesse ano, e a consulta de CPF é uma dessas etapas. Além disso, estão previstas medidas para melhorar os procedimentos de habilitação de novos chips, como a chegada de um modelo de cadastro com validação documental e digitalização das informações cadastrais, entre outras ações
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários