
Google 07 Fev
21 de fevereiro de 2020 0
O Google agiu novamente e baniu quase 600 aplicativos da Play Store por "abusar" das permissões do Android para cometer fraudes com anúncios. A informação foi confirmada nesta semana em um comunicado oficial na página de segurança da empresa.
De acordo com o Google, os aplicativos não podem exibir anúncios quando a ferramenta não está em uso (aberta) ou que induzam usuários a clicar em banners por engano. Todos os apps banidos infringiram essa regra:
são anúncios perturbadores [...] aqueles que são exibidos aos usuários de maneira inesperada, incluindo com a intenção de prejudicar ou interferir na usabilidade do dispositivo.
Citando um exemplo, Per Bjorke, gerente sênior de produtos do Google para tráfego de anúncios, foi bem direto:
Em alguns casos, os aplicativos infratores exibiam anúncio de tela cheia que aparecia durante uma ligação ou no uso do navegador. Usando uma abordagem baseada em aprendizado de máquina, chegamos a esses apps. Os desenvolvedores mal-intencionados continuam se tornando mais experientes na implantação e mascaramento de anúncios disruptivos, mas desenvolvemos novas tecnologias próprias para proteger contra esse comportamento.
O relatório do Google destaca que a maioria dos aplicativos banidos foram desenvolvidos na China, Índia e Cingapura. No entanto, o ponto curioso é que a maioria deles era destinada ao público de língua inglesa. O BuzzFeed News cita que a empresa chinesa Cheetah Mobile teve mais de 40 apps removidos.
Embora essa não seja a primeira vez que o Google resolve agir, a gigante das buscas continua trabalhando para evitar que apps problemáticos continuem na Play Store. A empresa deve oferecer reembolsos a companhias e pessoas afetadas pelos anúncios perturbadores.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários