
Segurança 17 Mar
24 de março de 2020 5
Atualização (25/03/20) - RB
Na tarde desta quarta-feira (25), a assessoria da Cetelem emitiu um comunicado oficial ao TudoCelular. A empresa explica que as mensagens foram enviadas de forma equivocada, a prática de alteração de dados não ocorreu e a queda do site e do app da companhia foi motivada pela sobrecarga no sistema de atendimento ao cliente, devido à alta demanda de reclamações. Confira a nota na íntegra:
A Cetelem informa que nesta terça-feira (24) ocorreu o envio involuntário de uma mensagem equivocada via SMS, informando que os dados cadastrais dos clientes haviam sido alterados, o que na prática não ocorreu. Cerca de 2 horas depois, a empresa informou novamente estes mesmos clientes de que tratava-se de uma informação incorreta, portanto sem quaisquer riscos aos dados dos mesmos. Por conta de um grande volume de solicitações e contatos a respeito da mensagem, houve uma sobrecarga no sistema de atendimento ao cliente, o que provocou a queda do mesmo. A Cetelem lamenta o ocorrido e informamos que a situação já está normalizada. Nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.
Texto original (24/03/20)
Nesta manhã, clientes de cartões de crédito emitidos pela Cetelem foram surpreendidos com uma mensagem de texto, a qual informava a realização de alterações cadastrais em suas respectivas contas.
A instituição financeira opera os cartões de várias varejistas pelo Brasil. O destaque fica para os do grupo B2W – Americanas.com, Submarino e Shoptime. A coluna Detetive TudoCelular explica mais sobre o acontecimento.
A empresa mandou um primeiro torpedo aos clientes de cartões emitidos pelo banco, com o alerta das mudanças nos dados cadastrais. O aviso veio acompanhado de um trecho que diz para entrar em contato com a Central de Atendimento, caso não tenha realmente ocorrido a alteração. Confira a seguir:
Após esse primeiro SMS, o acesso ao aplicativo do Cetelem passou por instabilidades. Ao logar – seja com senha comum ou por meio da leitura biométrica –, os usuários recebiam uma mensagem de erro.
O site da empresa também ficou fora do ar, além de as linhas telefônicas se congestionarem. Qualquer atendimento tinha período de espera por muito tempo – o próprio cliente recebia o aviso de que a sua vez poderia demorar. Alguns chegaram a relatar que, após um período aguardando, a linha caía.
Pouco mais de duas horas depois do disparo da primeira mensagem de texto, a instituição financeira voltou a enviar um torpedo com uma errata. Nela, a companhia pedia para o cliente desconsiderar a mensagem enviada sobre a alteração e se desculpou pelo ocorrido.
Em meio aos problemas e dúvidas que a mensagem inicial gerou, os usuários reagiram nas redes sociais. Pelo Twitter, vários internautas reclamaram de não ter feito qualquer mudança nos seus dados.
Uma das principais preocupações das pessoas era de um possível ataque hacker no sistema da Cetelem. O temor se dá por uma possibilidade que suas informações sensíveis fossem roubadas por cibercriminosos. Alguns chegaram até a registrar queixas no Reclame Aqui e em outras plataformas online. Veja algumas das postagens:
Abri um @ReclameAQUI para a @CetelemAtende. Acredito q tenham sido invadidos, mas de qualquer modo, é responsabilidade da empresa zelar pela segurança dos dados de seus clientes. Então, caso a Cetelem não responda, meu próximo Reclame Aqui será para a @cartaosubmarino @submarino
— Lê 🇧🇷🇮🇱 (@EuLeticiaCampos) March 24, 2020
A Central do Cartão Submarino (Banco Cetelem) está fora do ar deixando seus clientes sem contato nenhum.
— cb (@1949cb) March 24, 2020
Banco Cetelem dos Cartões Submarino e Americanas foi hackeado? Nenhum canal de comunicação funcionando.
— Locutus of Borg (@salmeida65) March 24, 2020
Dá uma olhada nessa reclamação contra no @ReclameAQUI https://t.co/qCkYjSNNcc
Mesmo problema de muitos aqui. Recebi SMS da Cetelem, informando que meus dados cadastrais do CC Submarino foram alterados. Não pedi alteração alguma. Site caiu, telefone não atende, app não carrega... @CetelemAtende
— Eduardo Oliveira (@snyper_velox) March 24, 2020
O Detetive TudoCelular entrou em contato com o atendimento da Cetelem por telefone e redes sociais. No primeiro caso, esta coluna esperou por meia hora na espera, mas não teve resposta de algum profissional da empresa.
Já pelas redes sociais, o retorno foi mais rápido. O representante da instituição explicou que o ocorrido se tratou de “apenas disparos equivocados” e não consistiu em qualquer mudança nos dados dos clientes.
“Foram apenas disparos equivocados. Não foi alterado nenhum dado em cadastro de nenhum de nossos clientes.”
Cetelem
Questionado sobre ser um possível ataque hacker, o atendente descartou essa possibilidade. Ou seja, os usuários podem ficar tranquilos quanto à proteção das suas informações sensíveis.
Durante a publicação desta coluna, os serviços da Cetelem já estavam normalizados – aplicativo e site.
Você também recebeu a mensagem “equivocada” sobre as alterações cadastrais do cartão Cetelem? Relate para a gente no espaço abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários