Lançamentos 19 Jul
Depois de anos de reclamações, o Spotify acaba de ganhar um importante aliado: a Microsoft. Isso porque a gigante de Redmond solicitou que o comitê antitruste da Câmara dos deputados dos Estados Unidos investigue a Apple e a sua App Store.
O presidente da Microsoft, Brad Smith, se reuniu com o comitê por várias semanas e conversou com os congressistas sobre as políticas da Apple dentro da sua loja. De acordo com a Bloomberg, o executivo baseou suas queixas na reprovação do aplicativo de e-mail do Basecamp.
Além disso, Smith também citou que a Apple prejudica os desenvolvedores ao ficar com 30% das receitas obtidas com seus aplicativos. Ou seja, essa é a mesma reclamação do Spotify na União Europeia.
Por mais que possa parecer um tanto contraditório, Smith foi chamado ao comitê para comentar a situação do mercado de tecnologia atual, uma vez que a Microsoft já passou por um processo antitruste em 2000. Por isso, o executivo mirou principalmente na Apple.
Para Smith, as regras da App Store são muito mais perigosas e impendem a concorrência em um grau muito maior do que a Microsoft com o Windows em 2000. Mesmo assim, o executivo não quis citar quais pontos do regulamento da loja são os mais problemáticos.
De toda forma, ao citar a Apple, Smith acabou colocando a empresa em evidência e na mira do comitê antitruste. Assim, não devemos estranhar se a gigante de Cupertino começar a ser investigada nos dois lados do Atlântico por causa da sua App Store. Por enquanto, a empresa não se manifestou oficialmente sobre o assunto.
Comentários