18 Agosto 2021
A popular loja chinesa online GearBest, que realiza envios internacionais e costuma, além de propor promoções interessantes, a venda de lançamentos de grandes marcas como Xiaomi, está fora do ar há vários dias. O site da empresa concorrente do Aliexpress não pode ser acessado em nenhum local no mundo e apresenta um erro genérico ao tentar ser aberto:
O erro pode ter sido gerado involuntariamente, por uma falha na configuração do servidor, por exemplo. Entretanto, devido ao tempo já transcorrido — mais de dez dias — é possível que a desativação tenha sido intencional.
Os sinais não são bons: as redes sociais e canais de comunicação do GearBest pararam de ser atualizados por completo desde o início de agosto; a publicação mais recente no Twitter oficial da loja é de abril de 2020. Provavelmente a empresa teria feito um pronunciamento caso se tratasse de um problema meramente técnico no site.
Não há explicações oficiais para a situação e a suspeita é a de que a marca tenha falido, visto que a dona do GearBest, Global Top E-Commerce Co. Ltd, vem sofrendo problemas financeiros há anos.
Há rumores de que a Global Top E-Commerce Co. Ltd deu entrada no processo de análise de falência em junho deste ano. Não necessariamente isso significa que empresa vá desaparecer, mas indica que mudanças estruturais serão necessárias para se manter. Até o momento, porém, não temos informações oficiais sobre o futuro do GearBest.
Comentários