LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 8 Gen 2 pode sacrificar eficiência energética em favor de desempenho, diz rumor

21 de março de 2022 29

A Qualcomm deve anunciar a geração Snapdragon 8 Gen 2 com importantes avanços se comparado com seu predecessor, mas para introduzir novas melhorias a empresa pode ter que sacrificar algumas características importantes para os usuários de dispositivos móveis, como a eficiência energética, por exemplo.

Um consumo consciente por parte do chipset estende a autonomia do aparelho e reduz a quantidade de vezes que o telefone é plugado na tomada. No entanto, quando o contrário acontece o resultado que temos é o inverso.

Ao que tudo indica, a empresa pode aumentar o consumo energético de seu próximo chipset topo de linha em prol de um desempenho superior e melhorias no conjunto de inteligência artificial (IA), tecnologia que deve ser consideravelmente aprimorada em anúncios posteriores da Qualcomm e pode ter um upgrade de até 100%.

Segundo Meeco, leaker especializado no segmento de hardware, os núcleos Cortex-X3 da ARM não devem contar com notórias melhorias na demanda energética e podem consumir até 10% mais se comparado com a geração antecessora, isto é, o atual Snapdragon 8 Gen 1.

O aumento no consumo de bateria contrasta com o maior desempenho e clock acima de 3 GHz, mas pode trazer reforçar o defeito de superaquecimento no SoC mesmo que adote o processo de fabricação da gigante TSMC. Essas informações ainda são rumores.


Qual o futuro do Snapdragon?

Ainda é cedo para especularmos sobre os aprimoramentos ou possíveis defeitos do Snapdragon 8 Gen 2, mas enquanto o anúncio desse componente não se aproxima podemos antecipar outras informações da Qualcomm.

Conforme amplamente noticiado pelo TudoCelular, a empresa pode antecipar a chegada do Snapdragon 8 Gen 1 Plus de modo a rivalizar com o chipset MediaTek Dimensity 9000, versão que apresentou bons resultados em testes de desempenho e rapidamente tomou os holofotes do mercado internacional de celulares.


Contrariando lançamentos anteriores, a geração atual do processador carro-chefe da fabricante não conseguiu atrair muitos comentários positivos, mas se destacou por trazer à tona novamente um problema que aparentava ter sido solucionado pela Qualcomm no passado: superaquecimento.

De acordo com usuários e especialistas, o SD 8 Gen 1 com litografia de 5 nm da Samsung apresenta um nível de aquecimento acima do normal quando estressado, fator que pode ter contribuído para que a Qualcomm acelerasse as remessas e antecipasse a chegada a variante Plus com processo de fabricação da TSMC.

A qualidade e potência da última geração é inegável, mas se comparado com o antecessor há o surgimento desse defeito relacionado à temperatura do componente. O futuro da linha Snapdragon permanece como incógnita, porém torcemos para que os próximos lançamentos tragam apenas avanços e não retrocessos.

Veja também

Quais são suas expectativas para os próximos lançamentos da Qualcomm? Conta pra gente, comente!


29

Comentários

Snapdragon 8 Gen 2 pode sacrificar eficiência energética em favor de desempenho, diz rumor
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2