LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung derruba Intel e recupera liderança no mercado global de semicondutores

18 de abril de 2022 4

A Samsung retomou a maior fatia do mercado global de semicondutores no último ano, segundo uma nova pesquisa divulgada pela Gartner. A gigante sul-coreana havia perdido sua liderança para a Intel em 2018, mas finalmente recuperou o primeiro lugar do ranking com crescimento expressivo de 28% em 2021.

Os dados apontam que a Samsung Electronics obteve receita de US$ 73,2 bilhões em 2021, captando um total de 12,3% do market share. A Intel não está muito distante da atual líder e detém 12,2% do mercado de semicondutores — queda de 0,3% sobre 2020 —, portanto, este ano deve ser marcado por uma grande disputa de popularidade entre as OEMs.

O ranking mostra também que, entre 2020 e 2021, a MediaTek obteve um crescimento superior à Qualcomm — 60,2% contra 53,4%, respectivamente. Ambas as fabricantes são rivais declaradas no mercado de processadores para celulares e tablets, e atualmente, a taiwanesa vem exibindo uma popularidade mais acentuada em relação à norte-americana.

Um dos maiores destaques da última análise é o crescimento de 68,6% da AMD entre 2020 e 2021. A fabricante esteve fora da lista de dez maiores empresas de semicondutores por anos, e finalmente ingressou no top 10 com pouca desvantagem contra a NVIDIA — 2,7% contra 2,8% de participação de mercado, respectivamente.

Visão geral

O assunto mais comentado do mundo da tecnologia ao longo dos últimos anos é a escassez de semicondutores. Fatores como a pandemia e os conflitos econômicos entre Estados Unidos e China fizeram com que a demanda superasse a oferta de componentes, mas segundo a Gartner, a receita desse mercado segue crescendo.

Os eventos por traz da atual escassez de chips continuam impactando as fabricantes ao redor do mundo, mas a ascensão dos smartphones 5G e a combinação do aumento de demanda e elevação de preços fizeram com que o valor sugerido dos semicondutores crescesse proporcionalmente, contribuindo para o crescimento da receita em 2021.

Andre Norwood
Analista da Gartner

A Intel relatou em janeiro que obteve um recorde de arrecadação em 2021, seguindo as tendências do mercado. A Samsung, por sua vez, observou uma nova alta de lucros no 1º trimestre de 2022, e há indícios de que sua divisão de semicondutores tenha um grande impacto positivo em sua receita total.

Veja mais!

(atualizado em 26 de abril de 2024, às 18:54)

4

Comentários

Samsung derruba Intel e recupera liderança no mercado global de semicondutores
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista