LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vivo vai iniciar testes limitados do 5G no Rio de Janeiro em parceria com a Huawei

24 de junho de 2022 3

A Vivo começará em breve os testes da conectividade 5G no Rio de Janeiro usando equipamentos da Huawei com clientes selecionados, afirmou a empresa durante o evento Latam ICT22, no México. Segundo reportagem do portal Telesintese, o projeto 5G City testará diferentes aplicações da tecnologia na cidade, testando banda larga fixa por 5G em todas as frequências, incluindo 3,5 GHz e 26 GHz.

Com a infraestrutura já instalada, os testes devem começar pelo espectro de 2,3 GHz, e devem servir para entender a demanda por novas aplicações baseadas no 5G antes de fazer testes comerciais —antes é preciso assegurar o funcionamento da tecnologia para descobrir se é possível entregar um serviço FWA satisfatório e daí entender as ofertas, disse Marcelo Abdo, diretor de estratégia da operadora.


Os testes em pequena escala vão contar ainda com um “green site” da Huawei, que integra antena e rádio, a fim de reduzir o espaço ocupado, o peso e a resistência ao vento nas torres.

Na apresentação durante o evento, a empresa falou ainda sobre ter chegado a 100% dos sites 5G com fibra, tanto os futuros 5G SA, como os atuais 5G DSS —além de ter removido camadas de equipamentos IP a fim de reduzir a latência. Na tecnologia DSS, que utiliza núcleo ainda 4G, a companhia atingiu 15% da população brasileira coberta. Na faixa de 2,3 GHz, o 5G NSA é usado desde dezembro do ano passado.

Mesmo assim, futuros planos 5G no espectro dos 3,5 GHz vão exigir novos chips (já em estoque pela operadora), enquanto os eSIM compatíveis com a nova tecnologia deve ser ativadas nas próximas semanas. Isso chega ainda em um momento em que a oferta de smartphones 5G no Brasil já está se consolidando.


3

Comentários

Vivo vai iniciar testes limitados do 5G no Rio de Janeiro em parceria com a Huawei
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista