
Acessórios 28 Set
01 de novembro de 2022 0
O iPhone 14 chamou a atenção do público — por vezes, de forma negativa — ao ser lançado com poucas melhorias de hardware, mas uma grande mudança foi percebida em sua construção, que tornou o reparo do celular muito mais fácil em caso de danos. Contudo, segundo técnicos independentes, as vantagens são atribuídas somente à Apple.
Em uma reportagem divulgada pelo Engadget na segunda-feira (28), profissionais independentes — isto é, que não trabalham nas assistências técnicas autorizadas pela Apple — relatam estar impedidos de realizarem os serviços de reparo devido à famigerada política de emparelhamento de peças da fabricante. Entenda os detalhes a seguir.
Hugh Jefferys, apresentador de um popular canal de reparos no YouTube, publicou vídeos que mostram o bloqueio de funções ao realizar conserto do aparelho em uma assistência técnica independente. Algumas peças do celular, como a tela, possuem um identificador único que o sistema busca sempre que iniciado.
Ao substituir diferentes tipos de peças, o sistema requer que cada nova peça seja “emparelhada” novamente — mesmo que sejam originais da fabricante — e isso pode ser feito somente por uma assistência técnica autorizada pela Apple. Caso contrário, o sistema operacional passa a várias mensagens de erro e tem diversos recursos desabilitados. Veja:
Após substituir a placa lógica de ambos os modelos de iPhone 14, o iOS exibiu mensagens como “Não conseguimos determinar se a tela de seu iPhone é uma peça original da Apple” e desabilitou uma série de recursos, como o sensor de iluminação que ajusta o brilho do display automaticamente, funções da saúde de bateria e o Face ID.
Fontes do Engadget afirmam que, para emparelhar uma peça substituída do iPhone 14, o técnico autorizado deve se conectar a uma rede privada da Apple, obter a ferramenta de software interna e realizar o processo de reconhecimento.
Para a maioria das assistências, não é lucrativo ingressar ao programa de serviços autorizados da Apple. "O [programa] não é rentável o suficiente para manter [serviços autorizados] como uma operação de varejo para os técnicos independentes”, afirmou uma das fontes do site.
O iPhone 14 e iPhone 14 Plus trouxeram uma nova organização de componentes internos que permitiu reduzir o preço da substituição de telas de US$ 599 para US$ 169 nos Estados Unidos, mas ainda é alvo de críticas por parte do iFixit, uma das empresas que defendem e monitoram o acesso democrático ao reparo de eletrônicos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários