
15 Dezembro 2022
Os planos para desativar antigo padrão de extensões no Google Chrome foram deixados de lado por enquanto. Quem comunicou a novidade foi Simeon Vincent, desenvolvedor de extensões da empresa.
Assim, usuários de extensões de bloqueadores de anúncios podem respirar aliviados. A previsão para a mudança estava para janeiro, já que o Google começou a fazer a transição do padrão de extensão Manifest V2 (MV2) para Manifest V3 (MV3), com o intuito de melhorar a segurança e desempenho do Chrome.
O MV3 troca uma API poderosa usada por extensões de bloqueio de anúncios chamada Web Request, por outra chamada Declarative Net Request, que diminui a ação das extensões.
O cronograma previsto era desligar o MV2 nos canais Canary, Dev e Beta do Chrome a partir de janeiro de 2023, para então ampliar os experimentos para incluir os lançamentos estáveis do navegador até junho do mesmo ano e encerrar definitivamente as extensões MV2 em janeiro de 2024. Mas desde 9 de dezembro a empresa decidiu fazer revisões e adiar transição, mas sem divulgar datas oficiais. Espera-se que o novo cronograma seja anunciado só em março do ano que vem.
De acordo com Vincent, a decisão veio após críticas de desenvolvedores, indicando a incapacidade do service worker de usar os recursos do DOM e o atual limite rígido de tempo de vida do service worker de extensão. Vicent diz que a empresa está tentando mitigar o primeiro com a API Offscreen Documents (adicionada no Chrome 109), mas ainda busca por uma solução pra o segundo problema.
Vale lembrar que o bloqueio de anúncios é algo polêmico na empresa, já que a publicidade ainda é responsável por grande parte da receita da empresa. Além disso, como as alterações estão sendo feitas no projeto Chromium, devem impactar não apenas o Chrome, mas também o Edge, Brave e Opera.
E você, costuma usar extensões de bloqueadores de anúncios? Deixe seu comentário a seguir!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários