LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vivo X Fold Plus: novo dobrável entrega ajustes que convencem? | Vídeo Hands-on

20 de dezembro de 2022 0

Apresentado em setembro deste ano, o vivo X Fold Plus traz uma leve evolução em relação ao smartphone lançado no primeiro semestre deste ano. Ele chega ao mercado com pequenos ajustes e um novo processador, além do já conhecido design chamativo.

Outro destaque importante é a presença de painel interno de oito polegadas que tem tecnologia LTPO para suportar taxa de atualização de 120 Hz. Mas ele é um forte concorrente do Galaxy Z Fold 4?

É isso o que vamos tentar descobrir neste rápido hands-on.

Sem mais delongas, role para baixo e confira os principais destaques do smartphone. Caso esteja com pressa, você pode pegar um atalho no índice.

Índice do Hands-on
Design e acessórios

Podemos dizer que os principais ajustes estão do vivo X Fold Plus estão dentro dele. Isso porque ele é quase idêntico ao X Fold original. No entanto, a vivo afirma que o novo aparelho recebeu algumas melhorias na dobradiça, que agora usa até mesmo elementos aeronáuticos para ampliar a resistência dela.

Um ponto curioso desse novo conjunto é que a tela não se dobra completamente para evitar o aparecimento de vinco. A dobradiça foi projetada para manter o painel suspenso e você sequer percebe isso com o aparelho aberto ou fechado, por exemplo.

Além disso, um ponto positivo é que passar o dedo no painel que fica em cima da dobradiça mostra que ele é resistente. Ou seja, nada de afundar o dedo ou de apresentar um aspecto mole.

O resultado das mudanças aqui é muito bom, uma vez que você não vê o vinco nem mesmo quando o painel está desligado. A dobradiça também permite usar o smartphone aberto em 90 graus ou 120 graus.

O vivo X Fold Plus tem 7,4 milímetros quando está aberto e 14,7 milímetros fechado, sendo que o seu peso é de 311 gramas. No começo, qualquer usuário deve acabar estranhando o peso deste smartphone, mas isso muda com o passar do tempo.

A imitação de couro presente na traseira do vivo X Fold Plus também é algo que chama a atenção. O material sintético traz aquele aspecto premium ao mesmo tempo em que sabemos que o aparelho é resistente graças a sua estrutura de alumínio.

Por fim, o vivo X Fold Plus traz um conjunto completo na caixa. O smartphone, carregador, cabo, manuais e chave de gaveta SIM.

Tela e hardware

A tela externa do vivo X Fold Plus é uma OLED de 6,53 polegadas que tem formato muito parecido com o de um smartphone tradicional. Ou seja, um ponto positivo para quem deseja usar o aparelho com a tela fechada.

O painel também é LTPO e entrega taxa de atualização dinâmica de 120 Hz, ou seja, o mesmo que acontece com o painel interno. É claro que a principal diferença está no tamanho.

Ao abrir o smartphone, você deve se deparar com uma tela de 8 polegadas, sendo que uma característica interessante é que o vivo X Fold Plus tem dois leitores de digitais.

Ou seja, você pode desbloquear o aparelho usando o sensor localizado sob o display externo ou interno. Nos dois casos, estamos falando de um leitor bem calibrado e que reconhece facilmente a digital do usuário.

O processador do vivo X Fold Plus é o Snapdragon 8 Plus Gen 1 e ele é um dos melhores topo de linha da Qualcomm no momento. Aqui no vivo X Fold Plus, o chipset trabalha com 12 GB de RAM e ela pode ser expandida para até 16 GB graças ao recurso de RAM virtual.

Já o armazenamento é de 512 GB, mas é claro que a fabricante oferece opções mais modestas para quem deseja pagar um pouco menos no aparelho.

A bateria do dobrável cresceu de 4.600 mAh para 4.730 mAh. É óbvio que isso não fará uma diferença enorme no uso diário, uma vez que temos um display relativamente grande no aparelho.

Mesmo assim, é um ponto positivo que merece ser mencionado, já que o carregamento rápido também saltou de 66W para 80W, enquanto que na modalidade sem fio você tem 50W.

144.87 x 162.01 x 6.28 mm
8.03 polegadas - 2160x1916 px
Ir para página de comparação
  • Tela:
    • Interna: LTPO AMOLED de 8 polegadas, resolução FHD+ (2160 x 1920 pixels) e taxa de atualização de 120 Hz
    • Externa: AMOLED secundária de 6,53", resolução FHD+ (2520 x 1980 pixels), taxa de 120 Hz e proporção 21:9
  • Plataforma Qualcomm Snapdragon 8 Plus Gen 1
  • GPU Adreno 730
  • 12 GB de memória RAM
  • 256 GB ou 512 GB de armazenamento interno
  • Câmera frontal de 16 MP f/2.5
  • Quatro câmeras traseiras:
    • Lente principal com sensor de 50 MP
    • Lente ultrawide com sensor de 48 MP
    • Lente periscópica com sensor de 8 MP
    • Lente telefoto com sensor de 12 MP
  • 5G, Bluetooth 5.1, Wi-Fi Dual Band
  • Bateria de 4.730 mAh com carregamento rápido de 80W
  • Carregamento sem fio de 50W
  • Android 12 rodando por baixo da Funtouch OS 12
Software

O vivo X Fold Plus foi anunciado com Android 12 rodando por baixo da Funtouch OS 12. É claro que o lançamento em setembro foi determinante para que o novo software do Google não estivesse por aqui.

Mas estamos falando de um smartphone altamente premium, não é mesmo? Então não deve demorar muito para que ele ganhe acesso ao Android 13.

No quesito interface, a Funtouch OS é completa e permite uma ampla personalização, além de trazer atalhos e recursos úteis.

Câmeras

Quando o assunto são as câmeras traseiras do vivo X Fold Plus, aqui temos o mesmo conjunto encontrado no vivo X80. Portanto, temos lente principal de 50 megapixels com estabilização óptica de imagem.

A lente ainda tem um tratamento especial que reduz bastante o reflexo e é produzida pela ZEISS, enquanto que o segundo sensor é um ultrawide de 48 megapixels e também há uma câmera dedicada a retratos com 12 megapixels.

Por fim, temos ainda uma quarta lente periscópio de 8 megapixels que permite ter zoom óptico de 5 vezes e até 60 vezes na versão puramente digital, sendo que ainda há estabilização óptica por aqui.

O resultado desse conjunto fotográfico é que temos fotos de ótima qualidade, uma vez que todos os sensores são muito eficientes, principalmente na parte de zoom. A frontal tem 16 MP e também se destaca em selfies.

Primeiras impressões e preço

O vivo X Fold Plus ainda não tem previsão de lançamento na Europa. O smartphone em si traz uma leve evolução em relação ao seu antecessor e ele é convincente. Ou seja, tem um bom hardware, o design é chamativo e é um dobrável atraente.

Agora, convertendo o preço chinês de yuan para real, o vivo X Fold Plus deve custar em torno de R$ 7.460. Por fim, como ele não é vendido de forma ampla no mercado global, podemos dizer que o vivo X Fold Plus ainda não é um concorrente do Galaxy Z Fold 4.

Mas é claro que o cenário pode mudar assim que ele começar a ser vendido no exterior. Digo no exterior porque a vivo não tem nem previsão de vender seus aparelhos aqui no Brasil, restando apenas o caminho da importação para quem se interessar por este smartphone.

De toda forma, é importante notar que as fabricantes chinesas aos poucos estão "povoando" um mercado onde até então a Samsung "reinava absoluta".


0

Comentários

Vivo X Fold Plus: novo dobrável entrega ajustes que convencem? | Vídeo Hands-on
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2