
Economia e mercado 02 Mai
10 de maio de 2023 0
A inteligência artificial já é capaz de criar imagens, o que já gerou muita discussão sobre direitos autorais de artistas e agora o Spotify confirmou que removeu milhares de músicas geradas por IA do seu catálogo. As gravações foram criadas pela IA generativa da Boomy.
A Boomy é uma empresa fundada em 2021 que oferece um serviço para gerar músicas utilizando inteligência artificial. Nele, basta o usuário dizer como a música deve soar para ser criada, como uma versão musical do ChatGPT.
Segundo o Spotify, as músicas foram removidas após uma queixa da Universal Music, que encontrou atividades suspeitas nas faixas geradas pela inteligência artificial da Boomy, tais como o uso de bots que se passavam por usuários para gerar receita para aqueles que efetuaram upload das faixas para o serviço.
Como esta é uma prática vedada pelas diretrizes do Spotify, o serviço removeu 7% das músicas criadas pela Boomy do seu catálogo, um número grande se considerarmos que a IA já criou 14.554.448 faixas, o que equivale a 14% de todas as músicas disponíveis em todo o mundo.
Em nota ao Engadget, a Universal Music comentou a remoção das músicas dizendo:
O streaming artificial tem sido um problema conhecido há muito tempo, e o Spotify está trabalhando para amortecer ou eliminar o risco de manipulação por bots que utilizam serviços como o Boomy. Quando identificamos ou somos alertados sobre possíveis instâncias de manipulação de streaming, mitigamos seu impacto tomando ações que podem incluir a remoção de dados de streaming e a retenção de royalties. Isso nos permite proteger os pagamentos de royalties para artistas honestos e trabalhadores.
Mas o problema vai além dos bots, pois a inteligência artificial já conseguiu gerar até duetos falsos de cantores famosos como Drake e The Weeknd com a música Heart On My Sleeve, que já foi reproduzida mais de 254 mil vezes no Spotify e 8,5 milhões de vezes no TikTok.
Como a música foi criada por um youtuber que não pagou nenhum centavo de royaltie para os autores originais da música, a Universal Music está alegando que esta prática viola direitos autorais dos artistas, pois as suas vozes e a letra foram utilizadas numa obra que não é totalmente original.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários