
Economia e mercado 30 Abr
21 de maio de 2023 16
O escritório Campos Thomaz & Meirelles Advogados Associados deixará de representar o Telegram no Brasil nos próximos dias. A empresa era a responsável por ser a procuradora do Telegram no país desde março de 2022 e tomou esta decisão dias após o aplicativo de mensagens se tornar algo de uma investigação do Supremo Tribunal Federal (STF) no país.
O escritório se tornou o procurador do Telegram em 2022 após Alexandre de Moraes, ministro do STF, bloquear a rede social no Brasil e determinar que o Telegram tomasse medidas para combater a propagação de fake news e tivesse um representante legal no país.
Na época, a falta de um representante legal para o Telegram no Brasil foi considerada "completamente incompatível com a ordem constitucional vigente", pois este é um requisito determinado pela lei.
Apesar das divergências com a justiça brasileira, o Telegram voltou a criticar as leis nacionais em 2023, desta vez disparando mensagens contra o Projeto de Lei (PL) 2630/20, conhecido popularmente como "PL das Fake News".
Este episódio culminou na intimação de Alan Campos Elias Thomaz, o representante do Telegram no Brasil, pelo STF ao estabelecer a remoção das mensagens enviadas pelo aplicativo aos seus usuários. Em resposta, escritório emitiu a seguinte nota:
Alan Thomaz é sócio do escritório Campos Thomaz & Meirelles Advogados e não teve e não tem relação direta com o Telegram, somente indiretamente prestou serviços de assessoria jurídica sobre a legislação brasileira por meio de seu escritório.
Como é determinado pelo Código de Processo Civil, os advogados ainda devem representar seus clientes pelos 10 dias seguintes após renunciarem à função de procurador, o que dá este prazo para o Telegram buscar um novo representante no Brasil.
Até o momento, o Telegram não se pronunciou a respeito do ocorrido, enquanto o escritório Campos Thomaz & Meirelles Advogados Associados declarou o seguinte ao portal Poder360:
O Telegram somente estabeleceu relação direta de prestação de serviços com o escritório Campos Thomaz & Meirelles Advogados.
Vale lembrar que Google e Telegram são alvos de um inquérito do STF para investigar seus diretores, o que pode tornar a falta de um representante legal no Brasil ainda mais problemática para o aplicativo criado por Pavel Durov.
Telegram
Desenvolvedor: Telegram LLC
Preço: Grátis
Tamanho: varia de acordo com o dispositivo
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários