
19 Junho 2023
De acordo com um relatório publicado pelo Wall Street Journal nesta quarta-feira (14), a Microsoft e a OpenAI passaram por alguns estranhamentos antes do lançamento precoce do chatbot do Bing, em fevereiro.
Quando foi divulgado, o Bing era vulnerável a ataques de injeção de prompt, revelando segredos da empresa e fornecendo respostas às vezes imprecisas e verdadeiramente desequilibradas aos prompts do usuário.
Segundo o WSJ, a OpenAI alertou a Microsoft "sobre os perigos de se apressar para integrar a tecnologia da OpenAI sem treiná-la mais" e "sugeriu que a Microsoft fosse mais lenta na integração de sua tecnologia de IA com o Bing". Uma das principais preocupações da OpenAI era que o chatbot do Bing, Sydney, pudesse dar respostas imprecisas ou desequilibradas, mas esse aviso inicial foi ignorado pela Microsoft.
De acordo com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, as falhas faziam parte do plano da Microsoft para treinar o chatbot para responder a solicitações do mundo real que não poderiam ser testadas em laboratório.
Como a OpenAI iniciou os testes públicos do ChatGPT enquanto a Microsoft ainda estava trabalhando na integração da tecnologia OpenAI ao Bing, a tensão aparentemente aumentou entre os parceiros, que também eram rivais em uma corrida de inteligência artificial. A empresa de análise YipitData informou que o ChatGPT atingiu 200 milhões de usuários mensais, enquanto o Bing atingiu 100 milhões de usuários ativos diários em março.
Segundo o WSJ, mais tensão e confusão surgiram dentro da equipe interna de IA da Microsoft, que "reclamava da diminuição dos gastos". A maioria dos funcionários é prejudicada pela falta de "acesso ao funcionamento interno" da tecnologia da OpenAI, o que é complica a rotina dos que querem integrar essa tecnologia a vários produtos da Microsoft.
Grande parte desse conflito equivale a disputas internas típicas que acontecem sempre que duas empresas se unem, relatou o WSJ, mas não há como ignorar o conflito inerente a ambos os lados tentando manter a independência enquanto obtêm lucros máximos com a venda de acesso à mesma tecnologia.
Apesar dessas tensões, Nadella disse à Wired que a OpenAI "apostou na" Microsoft e a Microsoft "apostou na" OpenAI. Ele ainda vislumbra "uma boa parceria comercial" entre as empresas independentes e considerou o investimento da Microsoft na OpenAI como "um acordo estável de longo prazo".
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários