
Curiosidade 16 Jun
03 de julho de 2023 0
A NVIDIA enfrentou várias reclamações de usuários que viram os conectores de suas placas de vídeo — especificamente a GeForce RTX 4090 — derretendo na fonte de alimentação e no próprio gabinete da GPU. Agora, o PCI-SIG, consórcio de padronização de hardware, está trabalhando em uma solução que poderia atenuar esses problemas.
O portal Igor’s Lab publicou, nesta segunda-feira (03), um artigo que fala sobre o desenvolvimento de um novo conector batizado de “12V2x6”, que substituiria o 12VHWPR usado nas placas de vídeo da NVIDIA. O novo padrão utilizaria a mesma quantidade e tipo de pinos de contato, mas teria mudanças que garantiriam uma conexão mais estável.
Embora os usuários não tenham chegado à raiz do problema de derretimento de cabos da GeForce RTX 4090, as especulações do público e as explicações da fabricante apontam para a má instalação do cabo por parte dos donos, isto é, o conector não era inserido corretamente na porta de energia e ficava suscetível aos danos por circuito inapropriado.
O conector 12V2x6 tem o objetivo de evitar a má instalação da placa de vídeo. O padrão deve manter a configuração de 12+4 (12 pinos para alimentação e 4 para sinais de status), porém contaria com um novo mecanismo que permitiria sua conexão precisa.
Esse design deve fazer parte da especificação PCIe Base 6 e CEM 5.1, que será base do ATX 3.1. A data de estreia dos novos padrões ainda não é confirmada pelo PCI SIG, mas é esperado que o novo conector seja introduzido somente em 2024.
A NVIDIA parece estar preparando o lançamento da GeForce RTX 4090 Ti (ou TITAN RTX 40 “Ada”), uma placa de vídeo ainda mais poderosa que a atual flagship da marca.
Rumores indicavam que a fabricante iria cancelar esse modelo devido a casos de derretimento do hardware durante os testes internos da empresa, contudo, os vazamentos mais recentes sugerem que a “equipe verde” ainda está disposta a introduzir uma placa de vídeo de altíssimo desempenho a fim de suceder à TITAN RTX “Turing” de 2018.
Supõe-se que a RTX 4090 Ti ou TITAN RTX 40 “Ada” utilizaria uma GPU AD102-450-A1 com clock de 2,9 GHz, 48 GB de VRAM e barramento de 384 bits. O desempenho estaria acima de 100 TFLOPS, isto é, poderia ser em torno de 21% mais poderosa que a RTX 4090.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários